sábado, 17 de maio de 2014

Sorte ou Azar? ou Merecimento? ou nenhum dos três?



Faço planos. Organizo tudo minuciosamente. Sinto entusiasmo. O meu bem-estar fica dependente deste algo que quero. E a vida de repente altera tudo. Os planos da vida não coincidem com os meus. Chamo-lhe ''azar''. Sinto frustração.  Fico na emoção. Acabo por descobrir que os pensamentos que me causam frustração dizem-me que eu ''tenho poder para controlar a vida'' e que eu ''devia viver o que eu queria e não o que vida quer''. E estou a enganar-me
quando acredito que estes pensamentos são verdadeiros.

Será azar? ou será apenas uma experiência de humildade em que a vida está a mostrar-me que não controlo nada? e ainda assim posso ficar bem com a situação. Estará a mostrar-me que a felicidade e o meu bem-estar não se encontram em coisas, em pessoas ou na concretização de planos e objetivos.

Que posso fazer planos e eles podem não acontecer e é sempre para o meu bem. E posso descobrir os beneficios, o que ganho pelo facto de as coisas não acontecerem como quero. Posso ficar bem com o que tenho agora, mesmo sendo diferente do que queria.

E digo que tenho ''esperança'' (diferente ter Fé !)que afinal as coisas ainda se ajustem como quero. O que observo é que esta ''esperança'' é uma espera ilusória de que exista uma ''sorte'' a meu favor. É um esperar que a vida, entidades ou outras pessoas resolvam o ''meu'' assunto, que na verdade nem é ''meu''. É um assunto da Inteligência criadora de todas as forma de vida. Os assuntos de Deus, não são assuntos meus. Sofro quando quero controlar resultados.

E não quer dizer que não faça tudo o que está ao meu alcance para ter o que quero.
Para lá disto, já não é assunto meu.  Pela minha parte tenho a possibilidade de descobrir e questionar os pensamentos que me fazem lutar com o que estou a viver e fazem sentir mal . E só me sinto mal quando continuo a inisitir que quero viver uma situação diferente daquela que a vida me está a trazer.

E de repente surge uma solução. Afinal as coisas estão a correr como quero. Chamo-lhe ''Sorte''. E será que a sorte existe ? e se for mais uma experiência que a vida me traz ? E vou acreditar que fui Eu que consegui. E que afinal tenho poder para controlar e mudar os acontecimentos . Ou então acredito que isto acontece porque ''eu mereço''. Será que tem a ver com merecimento ? E se forem apenas mais experiências ?

O ''problema'' surge aqui:  Se acreditamos que fomos nós que conseguimos, que fizemos, quando acontece o oposto do que queremos, o que sucede ? Vamos acreditar que também fomos nós! E que errámos e que somos uns falhados e que não fazemos nada de jeito e que não merecemos ter as coisas de que gostamos e que não merecemos uma vida melhor e que a vida é difícil ! E não me parece que estes pensamentos tragam bem-estar a alguém.

E vou querer compreender porque isto me acontece e não vai ser possivel. É o mesmo que querer explicar Deus e o Universo!

A Vida (sinónimo de Deus, Inteligência criadora de todas as formas de vida, Universo ou o que tiver significado para si) irá sempre trazer situações de que gostamos e outras de que não gostamos .Não se trata de sorte, nem azar, nem uma questão de merecimento ou de ''fiz asneiras e agora estou a pagar por isso!!

O que nos causa sofrimento, não são os acontecimentos em si. Serão os pensamentos com que interpretamos aquilo que percecionamos;
Quando a vida me põe na frente uma situação e eu quero outra diferente. Quanto mais insisto, mais a situação se perpetua - isto é a Sombra.

O Trabalho de Sombra é um auxilio na descoberta destes pensamentos, que apenas estão distorcidos da realidade, no questioná-los, que leva clareza e ordem à mente,  na descoberta daquilo que a vida tem para me ensinar que se esconde por detrás de cada conflito e a chegada da Paz interior. A sintonia com a Vida !

A ''Sorte'', o ''Azar'', o ''Merecimento'' serão apenas conceitos da mente humana que,  não investigados irão fazer-nos passar um mau bocado.

Quando questionados,podemos descobrir a saída.

Quando dou o meu melhor e sai tudo ao contrário do que eu esperava...

Pode perguntar-se:

- ''O que estará a vida a querer dizer-me?
- ''O que posso aprender com isto?''
- ''O que posso fazer de diferente?''

Permita-se ficar à escuta do seu interior.
Acredito que todo o Ser Humano tem capacidade de aceder ao Divino dentro de si, aquela parte que tem respostas e soluções para a vida de cada um.
Não se trata de respostas da mente.
Deixe que o Coração lhe diga o que fazer. Sinta. Trata-se de sentir e não de compreender.
Seguir o sentir.

Boas descobertas!

_____________________________________________________________________________

Ângela Antunes, facilitadora do Trabalho de Sombra
Lisboa & Odivelas & à Distância (Skype ou email)
Email: abracarasombra@gmail.com
Facebook : A Sombra Humana - Ângela Antunes
http://sombrahumanaAngelaAntunes.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.