Origem do Trabalho da Sombra

Tudo indica que será o trabalho interior mais antigo da humanidade!


Nas minhas leituras e pesquisas, encontrei informação que falava do trabalho da Sombra como o trabalho interior mais antigo que é conhecido, ao dispôr da humanidade.

Encontrei referências em textos de antropólogos que estudaram civilizações antigas e suas tradições espirituais, onde os Xamãs, Líderes Espirituais das tribos já o realizavam e ensinavam e continuam a fazê-lo e a ensiná-lo aos seus alunos.
Na formação xamânica que realizei há uns anos tive a possibilidade de praticar alguns exercicios de tomada de consciência da minha sombra e resgate da mesma. O que muda são as práticas e rituais.

Já era conhecido e praticado por Buda que também o ensinava aos seus alunos, há cerca de 5,000 anos. Já era conhecido e praticado por várias outras tradições filosóficas, místicas e religiosas no Oriente.

Vim também a encontrar o trabalho da sombra e o resgate de projeções, há uns anos, nas tradições dos KAHUNAS do Hawai, que tive o privilégio de aprender com um Professor (Mestre Kahuna) que ensinava na Europa e que já esteve em Portugal. 
O conhecimento àcerca das projeções da sombra e o trabalho do seu resgate é um trabalho milenar.


Examinar o interior. Tornar-se consciente. Encontrar com a nossa escuridão à luz do Amor Divino e descobrir a verdade da Alma. Uma busca humana eterna do encontro com Deus dentro de nós.


A ''Noite escura da Alma''

No século XVI, um monge espanhol carmelita, São João da Cruz, escreveu um conjunto de poemas baseados na sua vivência pessoal, cujo título principal era ''A noite escura da Alma'' (encontrei o livro com tradução Portuguesa na Fnac) referindo-se ao processo que a Alma atravessa para proporcionar o nosso encontro e a descoberta da Presença de Deus dentro de nós - o regresso a casa. 

No Presente, vários autores têm vindo a explorar e investigar este tema.
Alguns dizem:
«O Self esconde-se a trás da sombra. O caminho para o Self faz-se através dela. Fazendo amizade com a sombra, ganhamos a amizade do Self», Robert Bly
« Com todas as suas dificuldades, a sombra está mais próxima da Fonte da Criação do que o ego», Sanford
« Você está a ter a oportunidade para ver a vida em todas as suas dimensões, das profundezas às alturas. Elas existem lado a lado e, quando descobrimos, pela experiência, que o ''escuro e difícil'' são tão necessários como o ''claro e o fácil, passamos a ter uma perspetiva muito diferente do mundo», Osho em Falling in Love with Darkness
Carl Jung dizia: «Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de Luz e sim ao tornarmos a nossa escuridão consciente»

ORIGEM DO TRABALHO DA SOMBRA QUE FACILITO

Não segue os ensinamentos de Carl Jung, nem crenças sobre Religião, nem qualquer método terapêutico de Psicologia, Psicoterapia ou Filosofia.

O Trabalho da Sombra que facilito está assente no trabalho de Emídio Carvalho que efetuou formação e trabalho pessoal com vários exploradores da sombra humana, como Debbie Ford, Connie Zweig, Byron katie, Robert Bly, Jean Monbourquette entre outros.

E foi com Emídio Carvalho que tive contacto com este trabalho em 2008, tendo começado o meu trabalho pessoal em 2009. Participei em vários Processos intensivos de Sombra (fim-de-semana), Curso de Educação Emocional de 18 meses, vários retiros de fim-de-semana e sessões individuais com o Mentor ao longo de vários anos e até ao Presente.

Em 2012 tornei-me oficialmente Trabalhadora da Sombra Humana e só me senti capaz de realizar este trabalho com outras pessoas em 2013, atividade a que me dedico a tempo inteiro desde então e até ao Presente.

Trata-se de um trabalho de educação emocional numa base de desenvolvimento espiritual a que eu chamo um ''trabalho da Alma''. Acredito que só a descoberta e o contacto com quem somos na Essência, a nossa Alma nos pode libertar de todos os dramas, ajudar a viver a vida tal como ela é com todos o seus desafios e preencher-nos verdadeiramente por dentro, dando-nos a possibilidade de descobrir o sentido e propósito da nossa vida por ser como é ou por ter sido como foi.