sexta-feira, 5 de maio de 2023

Reflexões sobre A Natureza Humana | Tua e Minha!

Praia da Vieira, Leiria (foto minha)

Para mim e, com base em fontes místicas que também fazem parte dos meus estudos e ensinamentos há muitos anos, a Natureza Humana, nasce connosco.

A nossa Natureza Inata é o que nos permite viver sabiamente e nos protege de sermos abusados, maltratados. Permite-nos escutar a nossa própria ''voz'' e sermos guiados por ela quando não temos outros a ajudar-nos e sermos a nossa própria ajuda.

Já todos devemos ter ouvido '' É na adversidade que o Ser Humano conhece as suas forças e é capaz de coisas incríveis, transcendendo-se a si próprio''. É a nossa Natureza Inata a vir ao de cima. Já cá está desde sempre e vem em nosso auxílio.

APRENDER COM AS CRIANÇAS 

Eu


As crianças demonstram e experienciam todos os seus aspetos ''sabiamente', até aos 5, 6 ou 7 anos. E começa a desconexão com o Divino em nós e com a nossa Natureza Inata para nos inserirmos nos padrões da sociedade. Para nos adaptarmos à cultura social em que vivemos, à cultura da família, à cultura religiosa. Não conseguimos anular a nossa Natureza Inata. Ela fica cá dentro toda a vida.

A desconexão com o Espírito que vive dentro de nós leva-nos a vivê-la de forma distorcida, a partir de crenças distorcidas.

Nós adultos podemos aprender muito com as crianças se as observarmos com atenção, se não as diminuirmos ou criticarmos ou colocarmos rótulos. O mesmo se observarmos como se comportam os animais e todo o mundo natural. Há ali muita Sabedoria disponível.

Claro que as crianças não podem fazer tudo o que querem e como querem. Se assim for, tornamo-nos adultos muito tóxicos. Precisamos todos de limites e regras. Isso elas não sabem. 

Necessitam de educação. Os adultos também não sabem como educar sabiamente. A maioria de nós não aprendeu porque os nossos antepassados também não sabiam. Somos todos inocentes!

Acredito que cada um vive e faz o melhor sabe e consegue em cada momento, para o bem ou para mal. 

Viemos cá aprender e desenvolver Consciência e aptidões no mundo físico. 

Natureza humana é natureza humana. E acredito que foi ''divinamente Criada''. 

E quem é que está consciente disto? 

Andamos todos muito ocupados a querer corresponder àquilo que esperam de nós no quotidiano e em cada momento de vida e a ser ''quem não somos'' por não sabermos que não somos quem pensamos que somos. E não somos assim tão diferentes uns dos outros.

Muitos humanos começam a despertar para a possibilidade de '' haver algo mais'', pela insatisfação que se apodera de si (tal como eu, Graças a Deus!) em relação à vida que vivem. São cada vez mais. Eu tinha este género de pensamentos desde adolescente. A sensação de que a minha Natureza Inata estava a ser reprimida ou ignorada, por vezes.

Em criança nunca me encaixei no modo de funcionar da sociedade, nos hábitos culturais da família (alimentação e hábitos de relações), tanto quanto na Religião. Não quis frequentar a Catequese. A minha irmã frequentou. Os meus pais compreenderam e não me criticaram nem me obrigaram. Senti-me agradecida.

Se me obrigavam a participar em cerimónias ou dizer coisas que no meu íntimo iam contra a minha natureza, eu fazia ou dizia o que era esperado para não ser castigada mas fazia-o de má vontade e demonstrava a minha indignação. Eu ''sabia'', cá bem no fundo (inconscientemente) que havia ''algo Mais, algo Maior em mim'' que devia ser respeitado. 

Esse ''algo maior'' conduziu-me toda a vida e trouxe-me aqui, hoje, a ser Facilitadora de processos de outros para os ajudar as resgatar a sua Natureza e desfazerem a formatação que a sociedade ensinou e reforça. Depois de uns anos a fazer este trabalho em mim.

COMO APRENDEMOS A IGNORAR A NOSSA NATUREZA

Aprendemos que há aspetos da nossa natureza que não se podem mostrar e nem podemos ''ser assim''.

Aprendemos de várias maneiras, até sem palavras, só com expressões faciais e/ou corporais. Disseram-nos por todo o lado onde andámos nesta sociedade (que é a que temos - e tem muito para nos ensinar de benéfico também) que há coisas feias, erradas e más e outras coisas bonitas, bem aceites e boas.

A intenção era boa. Quem cuida de nós até à idade adulta e nos ajuda a crescer quer o melhor para nós e a sua ideia seria preparar-nos para vivermos e vencermos numa sociedade onde há de tudo: abuso de poder, manipulações, traições, violência, doença, assassinatos, burlas, etc. ( e também há uma diversidade de coisas boas e belas para desfrutar!)

A natureza humana tem aspetos que, se não forem educados e expressos de maneira saudável, podem ser muito destrutivos, mesmo. 

O PODER E GRANDEZA DE RESGATAR A NOSSA NATUREZA

Eu


A maioria dos adultos passou por experiências difíceis na sua infância e adolescência. Uma parte destes adultos conseguiu usar os seus desafios para crescer e terão experienciado o desenvolvimento de capacidades, aptidões e Sabedoria que lhes permite hoje ajudar outros a ultrapassar as suas dificuldades e dramas. Os dramas da infância e adolescência transformam-se em Missão de Vida. 

Histórias de superação são conhecidas em todo o mundo. Seres Humanos fantásticos que hoje contribuem para melhorar a qualidade de vida de muita gente no planeta.

A Natureza Humana que trazemos connosco, pode ser reprimida e ignorada uma vida mas quando resgatada, pode levar-nos à Missão de Vida. Aconteceu comigo e é válido para cada humano neste planeta.

Por isso, acredito que a Natureza Humana é Divinamente Criada...

Não sabemos como expressá-la de forma saudável, sábia e útil. São aptidões e capacidades que se vão desenvolvendo ao longo do tempo. 

O mundo precisa da tua Natureza vivida de forma plena!

Essa é parte do meu trabalho com a Sombra Humana que facilito em sessões individuais, cursos e workshops. E destina-se mais a adultos. Educação para Adultos.

EDUCAÇÃO PARA ADULTOS

Acredito que nós adultos necessitamos de Educação (estudar-se a si mesmo) em novos moldes, o que nos pode permitir compreender a nós mesmos e assim poder compreender as nossas crianças. 

Elas... somos nós!

As crianças aprendem com o que observam, como os adultos lidam com situações e não com o que lhes dizem.''Olha para o que digo e não para o que faço'' - não funciona com elas. 

''Educação para adultos''. Era uma necessidade minha. Há muitos anos que me dedico à minha própria Educação, com professores que são verdadeiros Professores nesta área. Não me facilitam a vida. Não me dão respostas. Tenho de ser eu a descobri-las dentro de mim e na experiência e observação exteriores.

Nós os adultos estamos sempre a tempo de aprender, não importa a idade que tenhamos.

Os nossos pais, avós, bisavós viveram num mundo diferente e não tiveram as oportunidades que temos hoje.

Não sou a favor de Programas de Meditação ou terapias para acalmar as crianças. É verdade que têm efeitos positivos, sem dúvida. Aquietam-se interiormente mas, de regresso a casa, voltando aos mesmos ambientes, a agitação volta. 

As crianças têm de ser crianças e expressar-se. Elas mostram-nos a nossa Natureza Inata que já teremos ''esquecido'' há muito tempo.

Talvez lá dentro de si fique uma semente que poderá germinar mais tarde. Talvez mais tarde venham até a ser professores de Meditação.

Acredito que basta os adultos fazerem o seu trabalho interior e resgatarem as projeções da sua sombra e a sua Natureza Humana, as suas crianças irão mudar de comportamento. 

Eu vivi isto na primeira pessoa. E não só vi mudar as minhas crianças como vi mudar o comportamento de outros membros de família, colegas de trabalho e todo o mundo do meu quotidiano! Vi coisas espantosas e deslumbrantes acontecer!

Esta é a minha perceção de momento. E posso estar errada!

A maioria dos adultos acredita em coisas que não são verdadeiras e os afastam da sua Natureza profunda e verdadeira. Levam-nos à resignação e pacificação ou à rebeldia. Nenhum dos dois lados é saudável e não nos traz de volta ''a Casa''. E podem libertar-se dessas coisas que impedem a expressão da sua Natureza Inata e começar a pensar por si.

E cada vez irão permitir menos abuso e manipulação de outros; e o outro lado também ... abraçando esses aspetos em si, naturalmente alguns dos seus comportamentos darão lugar ao seu lado saudável, útil e necessário, quando necessário - a sua Natureza Inata pode começar a expressar-se!

QUANDO SOMOS CHAMADOS AO RESGATE DA NOSSA NATUREZA (ESTÁ NA SOMBRA)

A partir dos 40's ou 50's, a Alma começa a chamar-nos de volta, para dentro de nós. De volta à relação e conexão connosco - com a nossa Natureza Inata e primordial. Viver, experienciar a vida a partir desse Eu Sagrado. O meu chamado começou aos 37. 

Como se mostra?

Através de insatisfação, ansiedade, depressão, ''vazio'', desinteresse por tudo o que parecia interessante até aqui - atividades, ocupações, profissão, relações, modo de vida e outras coisas mais.

Aqueles que procuram ajuda para lá de medicação (muitas vezes necessária), aceleram o regresso a si e mais depressa encontram o Caminho ''para dentro''. Põem em causa as suas vidas, os seus interesses, os seus hobbies, o que pensavam ser verdade e afinal não é. Estes, que foram ao inferno e se elevam, avançam. E podem depois ajudar outros. Abençoada ida ao inferno. Depois resgatam a sua Natureza Verdadeira!

Eu já estive no inferno e encontrei o Céu, o Paraíso aqui mesmo, sem nada mudar! Eu mudei por dentro! De volta a mim, à minha Natureza humana e Divina, em cooperação e parceria uma com a outra!

Para resgatar a nossa Natureza verdadeira e se integre em nós, não podemos rejeitar partes nossas e sim acolher, amar, incluir, aprender o que nos podem ensinar e de que forma nos podem ajudar na nossa vida.

O QUE INCLUI A NOSSA NATUREZA

Clique aqui:

                                                          Abraçar a minha sombra no Youtube

Tudo o que não gostamos em nós e noutros. Tudo o que não conseguimos aceitar em nós e noutros. Tudo o que não reconheço em mim e noutros. Tudo o que é difícil de enfrentar em mim e noutros. Tudo o que não quero sentir ou ser. Tudo o que desejo muito e não vivo - alguém irá viver por mim.

Talvez não imagine o potencial da energia da Raiva usada de forma construtiva. Nem o potencial da energia da tristeza aproveitada de forma sábia.

E também tudo o que há de grandioso em mim, o melhor de mim mas que eu não me sinto digna de dizer que sou assim - exemplo:

Eu ''Nasci para ser líder'' - sempre tive dificuldade em assumir isto. Hoje realizo o quanto sou pioneira em muitas áreas, em maneiras de ver as coisas de forma saudável e construtiva, em questionar pensamentos e descobrir a verdade da Alma. 

Resgatei esta capacidade. E a capacidade de pensar por mim e não me deixar levar pelo que me dizem. Deixa muita gente confusa à minha volta. cada vez mais o resgate da minha natureza inata trouxe-me ao respeito e integridade por mim, acima de tudo. Estou a ensinar quem me rodeia, como se faz! A minha Natureza a expressar-se genuinamente diz a quem me rodeia ''tu também tens uma natureza inata que podes expressar''.




Não conseguia assumir que era bondosa e generosa. Sentia-me ''mesquinha e má pessoa'' . Hoje, depois de ter resgatado a minha Natureza Inata consigo sentir a bondade e generosidade que há em mim e sinto-me preenchida e agradecida a mim por todo o meu caminho de vida. 

Do mesmo modo sinto paz de Espírito quando tenho de ser mesquinha e maldosa sempre que alguém está tentar abusar de mim ou tenta prejudicar-me nas minhas costas!

Noutro texto irei abordar estes aspetos com mais detalhe.

Entretanto pode assistir ao vídeo que coloquei no texto atrás e que fiz há uns anos.

Muitas bençãos no seu caminho!

Um abraço amigo,

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ângela Antunes

Facilitadora do Resgate da Sombra Humana (base Espiritual) e Educação Emocional (por Emídio Carvalho)| Facilitadora de Cura Reconectiva e A Reconexão Pessoal (por Dr Eric Pearl) 

Email: abracarasombra@gmail.com | Instagram: Outra Maneira de Ver as Coisas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.