Sobre Mim

Ângela Antunes

Facilitadora e Mentora do Trabalho da Sombra Humana, no modelo de Emídio Carvalho 

Praticante Profissional de Cura Reconetiva ® e A Reconexão ®  (Foundational Practitioner and The Reconnection Certified Practitioner) formada por Dr Eric Pearl e sua equipa de instrutores

Desde pequena que me lembro de ter perguntas para as quais ninguém tinha ou tem respostas: Quem sou eu? O que ando aqui a fazer? Qual a Religião que tem o Deus verdadeiro? Por que há pessoas que passam fome e não têm casa? Entre outras que me acompanharam anos e anos...

Sabia, sem ninguém me ter dito que a vida era algo mais porque o que eu via não fazia sentido. E sentia que ‘’não estava só’’ . Sentia-me apoiada por algo Maior que não sabia explicar. Era algo profundo que ainda hoje sinto.

Aos 37 anos (2002), escutei um chamamento interno, da Alma e comecei então a busca e ligação com a  Alma de forma prática e foi acontecendo um despertar da Consciência. 

Comecei a ler livros de Espiritualidade, de auto-ajuda, filosofias orientais como caminho de vida, a frequentar palestras e cursos nas áreas holísticas e de desenvolvimento humano. A particar Meditação, Ioga, Taichi, Chikung entre outras coisas. 

O que mudou mesmo a minha vida, foi A Reconexão Pessoal e o Trabalho da Sombra Humana, ambos em 2009 e até ao Presente (2024).

Atravessei a minha maior escuridão e descobri a minha Luz ali presente. 

Fiz as pazes com as situações da infância e adolescência. com o pai, a mãe, a professora da pré-primária, uma vida de insatisfação onde as relações familiares eram tensas e nada me despertava interesse; senti-me só, incompreendida e rejeitada ao longo da adolescência. Eu via-me como um erro. Consegui ver tudo com novos olhos, aprender loções e sarei feridas.

As Grandes Lições da minha vida que as circunstâncias da infância e adolescência me proporcionaram e ensinaram 

(Não foi fácil. Tem sido uma caminhada)

A conseguir confiar numa Fonte que existe dentro de mim e a seguir aquela Fonte (não é mente) mesmo quando à minha volta não concordam e se opõem. 

Não sou responsável pela vida de ninguém. Sou responsável por procurar ou pedir o que preciso, fazer o melhor por mim, dar uma resposta saudável a cada situação. Compete-me a mim.

A não me meter nos assuntos dos outros. Cada um tem as suas lições de Alma para fazer e nasce com capacidades. Cada um tem de encontrar a melhor solução para si. Cabe-me a mim dar uma ajuda se se mostrarem disponíveis e recetivos para a receber. Se não quiserem, tenho de aceitar.

Aprender que só eu sou responsável por lidar com os meus pensamentos, emoções e comportamentos e pela maneira como vejo e lido com as situações e como me relaciono; e que é disso que depende o meu bem-estar ou mal-estar e não daquilo que outros fazem ou dizem e que tenho o direito de me afastar de quem me faz sentir mal.

Aprender a respeitar o meu ritmo, o meu tempo de fazer as coisas e aprender com os erros . Não temos botões mágicos para apertar e pronto. Assim como respeitar o tempo dos outros e que eu não tenho de esperar por ninguém; seguir-me a mim. E que isso não é egoismo. É Amor!

Aprender que ninguém pode aceitar-me como sou, com as asneiras, enganos, esquecimentos, falhas, impulsos nervosos enquanto eu própria não me aceitar com o ''bom e o mau'', o que gosto e não gosto em mim e nos outros. E não tenho de conviver com tudo e todos.

A minha vida mudou. As minhas relações mudaram para melhor na familia, no trabalho, na saúde e eu descobri em mim um ser humano que desconhecia; permito-me viver na liberdade de ser e expressar os meus opostos - descobri, reconheci a sua utilidade prática e saudável no mundo de hoje. A minha relação com a vida mudou; a minha relação comigo mudou. Descobri a bondade dentro de mim e a bondade nos seres humanos; Hoje consigo ver qualidades em pessoas de quem eu não gostava e que comecei a admirar e, surpreendentemente aproximei-me; do mesmo modo consigo discernir o lado negro das pessoas ''boazinhas'' e saber como lidar com isto e quando me afastar; deixo-me manipular menos; manipulo menos os outros, respeitando mais como são. A vida ficou mais bonita. Os seres humanos parecem-me mais bonitos! Eu sou mais eu, em paz comigo, na maior parte do tempo.

Os desafios continuam a aparecer e a sombra continua a enviar-me informação ( trabalho para uma vida - quando ficamos em paz com umas coisas, a vida envia-nos outras) para eu prestar atenção; desenvolvi a capacidade de a reconhecer, abraçar e amar; de escutar as suas lições e de lidar com ela de forma amistosa, levando-me a olhar para dentro de mim. Aprendi a questionar a minha mente e preconceitos. Permaneço menos tempo nas estórias dos desafios. Tornei-me uma aprendiza da vida. A minha vida é muito mais simples e pacífica.

Sou completamente imperfeita e humana, porque a ''perfeição'', a ''pessoa certinha'' é uma história mal-contada que causa muita dor, muita frustração e deceção e que tem passado ao longo dos séculos, até que uma ''mão cheia'' de humanos começaram a abrir os olhos...

Resgatar a nossa humanidade para que se integre e se expresse de forma saudável e construtiva no quotidiano e nas relações em todas as áreas, é o que fazemos neste trabalho.

É isto que posso ensinar, a partir da minha experiência vivida, de revelações e insights recebidos, além das aprendizagens teóricas das formações com o meu Mentor.

Pela transformação na minha vida, em mim e de me ter encontrado (ao longo de vários anos) desde 2013 que sou facilitadora destes dois processos: Trabalho da Sombra Humana e A Reconexão Pessoal e Cura Reconectiva.

Facilito Sessões, cursos e Workshops.

A minha formação base é Guia Intérprete e Técnica de Turismo em Agência de Viagens, área onde trabalhei 24 anos. Nasci em Lisboa. Sagitário de signo. Amante da Natureza, do silêncio, de reflexão e introspeção, de Espiritualidade e tudo o que possa ajudar o Ser Humano a encontrar o caminho para dentro de si, a sua Fonte Interna que é a única que nos pode guiar na vida terrena para vivermos uma vida que vale a pena, com sentido e propósito e em paz de Espírito.