segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Eu posso sentir a dor de outra pessoa, será verdade ?

''Muita gente pensa que compaixão é sentir a dor do outro. Não podes sentir a dor do outro. Apenas podes sentir a projeção da tua dor'', Byron katie.


Como posso sentir a dor do outro se não vivo dentro de si ? Se não estou dentro da sua mente? Se não tenho as suas células, os seus orgãos a pulsar dentro de mim? Como posso sentir a dor do outro ?
Alguma vez parou para pensar nisto ?
Compaixão é muito diferente de sentir pena do outro!
Quando sinto dor, mal-estar por aquilo que acontece a outros, na verdade é a minha dor a vir à tona; serão as minhas dores emocionais não resolvidas.

Pensamos que ''atirámos para trás das costas'' e... estarão na sombra, no inconsciente, á espera do momento oportuno para sair. 
Saem, normalmente quando acontece algo no exterior que nos afeta.
Quando saem, pedem-me compaixão por mim, pedem-me para olhar para elas.

Compaixão é agir. É amor incondicional. O que aconteceu, não posso alterar. Já aconteceu, e o que posso fazer para ajudar ?
O que será que ajuda mais ? Amor Incondicional ou pena ? São coisas opostas!

Se não posso fazer nada, posso pelo menos tratar das minhas dores. 

Quando não quero olhar para as minhas dores, por medo de maior sofrimento, projeto - inconscientemente- essas dores noutros e, o que irei ver à minha volta ? sofrimento.

Na minha experiência e o que vejo acontecer com outros é que atravessar as dores emocionais antigas, é sinónimo de permitir que elas fiquem saradas por completo, em vez de continuar a pôr-lhes pensos sobre pensos e a ferida, por baixo continua viva !


Pense nisto !

Um abraço amigo com compaixão,

Ângela Antunes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.