domingo, 17 de novembro de 2013

A Sombra Humana e a ‘’Crise’’ do Meio da Vida


Por volta dos 40 anos , a Sombra estará formada e começa a chamar a atenção...

Há uma altura na nossa vida em que aquilo que apreciávamos já não nos satisfaz. Surgem desafios a vários níveis. De repente, a vida começa a proceder a mudanças súbitas. Aquilo que parecia estar garantido, afinal não está. O que parecia seguro, afinal não é. Surgem dúvidas, sentimentos de impotência, insatisfação, stress, cansaço.  Olha-se  à volta e não se vêem soluções.
Os noticiários não trazem boas noticias, antes pelo contrário. Surge vontade de fazer mudanças, por um lado e, por outro, o medo da própria mudança. Instala-se a resignação, sensação de não haver saída. Alguns entram em estados de ansiedade e depressão.
Outros, fogem destes sinais para o exterior , na tentativa de os silenciar e à procura de soluções, que são, na maioria dos casos, temporárias.
Investimento em bens que não fazem falta, em compras excessivas, a usar o cartão de crédito em coisas superfluas,  na sua aparência exterior (desde plásticas para tapar rugas , pois não gostam do que vêem ao espelho) na  internet ou a ver Televisão .

Outros refugiam-se nas Espiritualidades, tal como eu fiz, a fazer cursos, a ler livros, a ouvir palestras, a falar muito, nem que fosse do tempo ou da vida dos outros, do que fazem de errado, para preencher o silêncio e não ouvir os pensamentos destrutivos contra mim, em  me comparava a outros e acreditava que não fazia nada bem feito e que não era suficientemente boa , que me faziam sentir inferior e me retiravam a auto-estima, a confiança em mim, o respeito por mim  e por aquilo que sou ou fui .
Jean Monbourquette. diz que mais cedo ou mais tarde,‘’ Este encontro com as partes reprimidas é inevitável ‘’ .

Estas pistas da Sombra poderão estar a dizer-nos...''está na hora de voltar para dentro. É tempo de introspeção e reflexão. É tempo de pôr em causa aquilo em quem que acredito. Está na hora de assumir  fragilidades, fraquezas, vulnerabilidades; uns, terão a necessidade de viver a doçura, a bondade, o seu lado generoso e compassivo;  outros poderão necessitar de viver o respeito por si, a firmeza,  mostrar o seu lado zangado, a iniciativa; a ousadia; a coragem ; são apenas alguns exemplos.

Será tempo de assumir com humildade que a vida talvez seja mais do que aquilo que vemos e acreditamos que é, e que não temos poder para a controlar. E que talvez tudo exista por um propósito maior que faz parte da Inteligência Criadora da vida que pretende levar-nos a manifestar a nossa magnificência neste planeta. E que fomos sempre apoiados pela própria vida ainda que não tenhamos consciência disso. 

Talvez seja, agora, o tempo de aprender lições que teimamos em não querer ver. Talvez tenha chegado a hora de crescer e expandir a consciência e, finalmente viver o Dom que trouxemos. Dizem que o Dom manifesta-se  depois dos 40; para a maioria por volta dos 50 ou 60 ou mais tarde.

A ‘’Crise do meio da Vida’’ será um processo natural que nos conduz ao reencontro connosco.

Persistir em não olhar e reconhecer  as  nossas partes reprimidas, significa o perigo de viver o seu poder primitivo e selvagem de destruição sobre nós e sobre a vida dos que nos rodeiam! Alguns exemplos de Sombra a viver-se de forma brutal e incontrolável … pedofilia, violações, assédio sexual, desfalques, assassínios… de resto, é só olhar para o mundo …

Nota: depois desta reflexão e se descobrir coisas a seu respeito, seja amoroso (a) e compassivo(a) consigo, e lembre-se que cada um neste momento está a fazer o melhor que pode e sabe ! 

Desejo que as descobertas que o irão libertar, lhe tragam muitas bençãos, tal como têm trazido a mim e à minha vida...

Ângela Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.