domingo, 15 de dezembro de 2013

Quando dizer que ‘’Está tudo bem’’ é sinónimo de estar em negação



Dizer que ‘’está tudo bem’’ é muitas vezes, uma forma inconsciente de não querer olhar para o que está a acontecer, para fugir da dor, do sofrimento, de sentimentos de impotência, de culpa e de certas emoções, com as quais não sabemos lidar .
Pensamos que é possivel ‘’afastar’’, ‘’esquecer’’, atirar para trás das costas’’ estas coisas que nos atormentam e  assim  viver melhor e em paz.  A realidade é que elas ficam armazenadas no Subconsciente, no depósito da Sombra e um dia, é muito provavel que voltem.

Ocupamos a mente com muita coisa exterior, enchemo-nos de tarefas para fazer e assim pensamos que ‘’não pensamos’’ e falamos muito porque temos medo dos pensamentos que surgem  no silêncio, quando estamos a sós connosco!

Dizer que ‘’está tudo bem’’, ‘’tem de ser’’, ‘’temos de fazer por isso’’, e na verdade não está nada bem, é viver no faz-de-conta e é mentir a nós mesmos ! A isto também se chama viver em Estado de Negação!A Sombra em actividade !

E como fazemos isto inconscientemente…  mentimos a nós mesmos e não sabemos … e vamos ter pessoas a mentir à nossa volta e sentimo-nos mal com isso.

Reconhecer o que não está bem é uma oportunidade de pegar naquilo que pensamos, nas nossas crenças , conceitos e… começar o trabalho de Sombra! A Vida não vai mudar porque queremos.

Podemos tornar-nos conscientes da realidade e de nós mesmos.
A trabalhar o nosso interior, mexendo em aspetos que nos incomodam, as nossas perceções alteram-se. Viver fica mais fácil.

O Trabalho de Sombra pode ser a Chave que roda o trinco da fechadura. 

Só que para o fazer é necessário ter a humildade de reconhecer que , por muitas explicações e teorias que tenha na mente não sabemos como a Vida funciona, nem dos planos que tem para nós.

Pela minha experiência, o ''estado de negação'', aquele em que fujo de olhar para o que me doi com medo de sofrer mais, é mais doloroso do que enfrentar a verdade.

A verdade liberta!
A verdade pode trazer a aceitação.
E com a aceitação, a paz.

Aceitar, não é esquecer. É o fim da luta com algo que não tenho poder para mudar.

E sigo em frente.

Ângela Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.