quinta-feira, 12 de junho de 2014

Quando não consigo estar a sós comigo ...





Quando não consigo estar a sós comigo... procuro coisas que me ocupem a mente
entrego-me ao trabalho e convenço-me que ‘’aquilo tem mesmo de ser feito’’, ou fico colado/a à televisão ou vou para a internet até tarde e depois queixo-me que não tenho tempo para mim, ou não tenho tempo para fazer tudo.

Quando não gosto de estar a sós comigo, convenço alguém a fazer-me companhia, a ir ao cinema, a um workshop , a um evento;   se me dizem '’não’’, insisto várias vezes para convencer o outro de que é bom para ele.    Contacto mais pessoas e insisto mais um bocado; e minha mente já está à procura de explicações e justificações e até ''sabe'' porque me disseram ''não''... e com todos estes pensamentos, já estou a tratar-me mal.

E quando não há ninguém disponível para me fazer companhia, aí vêm mais estórias.  Estórias que vão buscar outras estórias do meu passado onde sofri e o meu sofrimento prolonga-se… Não presto, não mereço melhor, abandonaram-me , não sou boa companhia, devia ser diferente,  trataram-me mal

Quando não estou bem, a sós comigo, aceito qualquer convite, mesmo que não me apeteça, um jantar na casa de alguém, uma ida ao cinema, um passeio, uma ida ao Centro Comercial quando eu até nem gosto de centros comerciais, não aprecio cinema e não me apetece passear nem estar em casa de outra pessoa e afinal apetecia-me mesmo fazer algo diferente …

Quando não estou bem, a sós comigo, aceito a companhia de pessoas com quem não me apetece estar, que falam de coisas de que não me apetece falar, e como não consigo ouvir em silêncio, sem concordar, com receio do juízo que façam de mim, entro em conversas que nada me dizem, no entanto, é melhor do que estar sozinho/a !!!

Quando não estou bem, a sós comigo, falo, falo, falo, falo até me cansar, tenho sempre tanto para contar , quanto mais não seja, aproveito para partilhar os meus dramas , na esperança de que me dêem ouvidos e compreendam o meu sofrimento e que vejam que a razão está do meu lado… e quando tenho a sorte de encontrar quem passou por situações idênticas às minhas sabe o que sinto; consigo até acreditar num pensamento louco que nunca questionei, que me diz ‘’consigo sentir a tua dor’’ (como se isso fosse possível , como se estivéssemos dentro da pele do  outro, dos órgãos do outros, da mente do outro !!Apenas pensamentos por questionar !! )

Certifico-me assim que não há espaço para o silêncio e não oiço a confusão na minha mente…

E tu ? O que deixas de fazer por não gostares da tua companhia ? Como te sentes ? Como te tratas ? Como vives ? E a tua relação com os que te rodeiam ?O que pensas dos outros ? O que pensas de ti ? Que precisas de mudar porque não gostas de ser como és ? Ou mostras ser alguém diferente ? Como te sentes quando acreditas que precisas de estar acompanhado/a e no momento não estás, estás a sós contigo ?

O que vem à Mente, do teu passado que tu não queres lembrar e ainda te magoa? 
De que forma estás a trair-te , a abandonar-te  no momento em que foges de ti, que te recriminas, não te escutas, não reconheces o teu valor ?

Como podes esperar que outros gostem da tua companhia, por seres como és,  se tu próprio/a não gostas da tua companhia e foges de ti ?

O que mudava se não sentisses necessidade de estar acompanhado ou fazer atividades apenas com pessoas que conheces? Irias dedicar-te ao que dá prazer? Desfrutavas esses momentos? Davas-te atenção? Aprenderias a descobrir mais de ti ? O que mudava ?

Quando estamos a sós, ouvimos mais nitidamente os pensamentos que aparecem. Os que causam mal-estar , afinal são nossos amigos; estão a dar-nos a oportunidade de os levarmos ao papel e de os examinarmos e  investigarmos. A oportunidade de descobrirmos novas perspetivas que nos podem trazer liberdade e paz de espírito no quotidiano.

Os pensamentos contam-nos estórias. Quando não questionadas prolongam uma vida de stress, sofrimento, angústia, confusão mental...

Questionadas, conduzem-nos à Paz dentro de nós,  conduzem-nos a ficar bem com as situações que surgem e que são diferentes do que queríamos.  As estórias questionadas são como uma brecha de Luz que dá claridade à Mente e a Mente... começa a escutar o Coração…

Enquanto fugir de si, o drama irá consigo, quer mude de amigos, de emprego, de relacionamentos.
É a sós consigo (e durante uns tempos com ajuda de um facilitador) que poderá encontrar as respostas que lhe trazem soluções; clareza mental, equilibrio emocional e um reencontro com o Espiritual dentro de si.

Ângela Antunes, Facilitadora do Trabalho de Sombra
http://sombrahumanaAngelaAntunes.blogspot.com
Marque uma sessão:
Email: abracarasombra@gmail.com
Facebook: A Sombra Humana - Ângela Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.