sexta-feira, 4 de julho de 2014

Tudo o que o conduza a si mesmo é meditação




«Tudo o que o conduza a si mesmo, é meditação.
O milagre da contemplação é que à medida que vamos observando o corpo com atenção, enquanto observamos os pensamentos e os sentimentos, transformamo-nos em testemunhas cada vez mais atentas. 
Quando contemplamos os estados de espírito, o espetador que existe em cada um de nós torna-se tão presente que pode bastar-se a si mesmo, contemplando-se a si próprio.

Encontrarmos a testemunha no seu estado mais puro é o maior feito que a espiritualidade pode alcançar, pois essa testemunha é a nossa própria alma.

A contemplação é um processo eterno; continuará a aprofundá-la cada vez mais, mas nunca alcançará um ponto em que possa dizer ‘’consegui’’, porque nesse mesmo momento perde-o de vista.

As pessoas são muito observadoras em relação às outras . Rirmo-nos das atitudes ridículas dos outros é fácil, mas já alguma vez se riu de si mesmo? Não, você mantem-se fora do alcance da vista. Toda a atenção concentrada nos outros não lhe serve de nada. Use a energia da contemplação para transformar o seu ser. Ela pode trazer-lhe felicidade e bênçãos inimagináveis.

É um processo simples e assim que começar a aplica-lo em si próprio tornar-se-à uma forma de meditação. Tudo o que o conduza a si mesmo é meditação.

Todos sabemos observar. Não se trata de aprender como se faz. É uma questão de alterar o objeto de observação.
Dirija a atenção para mais perto. Observe o seu corpo e ficará surpreendido. 

Posso mover a minha mão sem a observar e posso fazê-lo observando-a. Quando a movo contemplativamente, há nela graça e beleza, há serenidade e silêncio. Você pode andar, consciente de cada passo; isso dar-lhe-à  as vantagens que o exercício da caminhada lhe pode proporcionar, para além da vantagem de uma grande e simples meditação. »

Osho, em Bem-estar emocional

Ângela Antunes, facilitadora do Trabalho d' A Sombra Humana
À Distância (por skype) / Odivelas / Lisboa
Marcações : abracarasombra@gmail.com

Siga a página no facebook: A Sombra Humana - Ângela Antunes
Subscreva: Canal no Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.