sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Chefe ou Líder?

foto: kait-loggins-291456
Agradeço à Maria Ribeiro um post que partilhou no facebook àcerca das diferenças de atitude entre um ''chefe'' e um 'líder'', que me levou a pesquisar e a refletir sobre este tema.

Este texto não tem por objetivo fazer interpretações de certo ou errado sobre os conteúdos desses posts e sim levar á reflexão sobre o efeito que certas palavras ou expressões possuem a um nivel inconsciente e nos fazem reagir e viver em stress.

Apercebo-me de uma conotação negativa sobre a ''atitude de chefe'' e uma positiva  sobre a ''atitude de líder'', como se houvesse uma forma correta de ser e fazer as coisas.
Para muita gente, uma ''atitude de líder'' é algo de negativo.

Se quer descobrir o que existe no seu inconsciente àcerca disso, arranje um bloco de apontamentos, coloque-se as perguntas que se seguem e, sem pressa, deixe que venham ter consigo ideias, provavelmente em que nunca terá pensado. Escreva-as.
Não queira respostas certas. Prefira respostas honestas que revelam o que está no seu íntimo.

O que pensa do chefe que tem agora?
Se é chefe, como se vê como chefe? 
O que significa para si: 
- ser chefe
- ser líder 

Ser ''chefe'' ou ser ''líder'', são apenas conceitos aprendidos onde se pressupõe uns determinados comportamentos. Uns bem-vistos e outros socialmente mal-vistos.

Agora a reflexão:
Cada um tem o chefe que precisa. Para que possa acordar. Para que possa despertar para a Realidade de que apenas pertence a cada um agir e fazer algo pela sua vida. Para que possa conhecer-se a partir do que acontece, para que possa regressar a Si. Para que se torne consciente de si. Só assim poderá assumir a responsabilidade por si, pelas suas ações e decisões, conscientemente, respeitando o que sente.

Passo a citar um dos posts: de Jacob Pétry
« O chefe : manda, ameaça, é autoritário, atrapalha, diz ''eu'', aponta culpados, faz mistério, fiscaliza, desmoraliza, promete e não cumpre, justifica-se.

O líder : Orienta, incentiva, diz ''vamos lá'', é companheiro, diz ''nós'', ajuda, assume responsabilidade, partilha conhecimento, acompanha, confia, só promete o que sabe que vai cumprir»

Cada um faz o melhor que pode em cada momento, conforme o que acredita no momento, conforme o que sente, conforme dificuldades ou facilidades que tenha em lidar com certas situações.

Não seremos assim também como empregados , colaboradores, filhos, companheiras, pais, colegas...?

É fácil julgar um chefe. Talvez não seja fácil estar no lugar de chefe.

Tive chefes que admirava muito e a quem eu chamava de ''lideres''. E tive chefes a quem punha defeitos e achava que não eram líderes e deviam ser . Ou seja, deviam comportar-se de uma certa maneira, a meu gosto.

Se aqueles que eu admirava me inspiraram no trabalho; os meus verdadeiros mestres foram os outros com quem tinha atritos. Foram esses que me desafiaram a trabalhar o meu interior.

Um chefe é um ser humano, acima de tudo. Com dificuldades como todos nós. Mesmo que não mostre. E o que fazemos nós? Quantas vezes escondemos o que sentimos?

Por detrás de alguém que grita, que dá ordens, que põe defeitos no que os funcionários fazem, que cria medo, que é exigente e inflexivel, estará um ser com fragilidades, medos, inseguranças, carências, dores não resolvidas.

Tenho aprendido que, raramente alguma coisa é o que parece. 

Se um líder é alguém que admiro e possui determinadas carateristicas, será que consigo reconhecê-las no meu interior? Será que estou a vivê-las?
Provavelmente não.
Como não me reconheço com aquelas carateristicas que admiro, elas irão projetar-se noutras pessoas à nossa volta. Queremos ter essas pessoas por perto porque nos sentimos bem. 
Afinal essas casateristicas existem no nosso inconsciente à espera de serem resgatadas e vividas por nós.

O oposto também é verdade.

Quando vemos  ''chefes'' com as caraterísticas acima citadas e nos incomodam estaremos a projetar neles aspetos do nosso ''chefe interior''.

Que ordens é que o teu chefe interior te dá e que te levam a tomar decisões que não refletem o teu sentir? Sentes uma coisa e fazes outra diferente.

Que ordens dás aos outros? Ao Companheiro? Como é que ele devia mudar? À filha? ao pai? Ao próprio chefe? Que ordens dás ao teu chefe? Verbal ou na tua mente?

De que forma és uma ameaça para ti?
E para o chefe? De que maneiras contestas o que o chefe te pede? As suas decisões? Ele é pago para executar a tarefa de chefe. Tu és pago para executar o trabalho.

Quando descobri isto, deixei de me meter no trabalho da chefe e a minha relação com uma chefe e com o trabalho ficou pacifica. Não me competia a mim avaliar o desempenho do chefe. Para isso estão lá outros.

De que maneira és autoritário para ti? Que partes de ti não te permites viver? Que emoções não te permites expressar?
O que te obrigas a fazer?
A trabalhar horas a mais para manteres a imagem de bom profissional, cumpridor? Quem é que queres que te veja assim? Onde fica o respeito pelo teu ser?

Que culpados existem na tua vida? 
Quem é que culpas?
De que maneiras te culpas?

De que maneiras te desmoralizas
Como te vês? De que maneiras te diminuis? 
E de que maneiras desmoralizas o chefe? pondo defeitos no seu desempenho?

Em vez de executares o teu trabalho com empenho e Alma, de que maneiras te dedicas a fiscalizar o teu chefe atual? a maneira como faz as coisas.

De que maneiras tu não cumpres?
O que não cumpres contigo? Quantas vezes passas por cima daquilo que sentes? De que maneira os conceitos são uma ameaça ao teu próprio bem-estar? 
Alguma vez exploraste o teu sistema de crenças?
Em que relação é tu não cumpres?
Talvez contigo! Estás num trabalho de que não gostas só para ganhar dinheiro? E sei que há contas...

Não é possivel cumprir sempre, com tudo. 
As circunstâncias levam-nos a mudar de ideias ou surgem imprevistos. Quantas vezes planeamos, fazemos o nosso melhor e não conseguimos cumprir? A vida mudou-nos os planos. 
Não há controle nisto.
Com o chefe passa-se o mesmo.

O que vês de negativo em alguém com a função de chefia, de liderança, pode impedir-te de te reconheceres como ''líder'' na tua própria vida. Impede-te de agires  em coerência com o que sentes, fazendo escolhas conscientes, íntegras, que respeitam quem és e quem os outros são.

Essencialmente somos todos humanos.

Tudo o que vês de negativo num líder e não te vês assim, irá projetar-se nos teus chefes, ou em pessoas com cargos de liderança.

O que vês de positivo e que admiras em chefes ou líderes, aproveita para descobrir em que situações concretas já viveste essas atitudes, reconhece-as, enumera-as no papel, acolhe-as, sente-as fisicamente. Também fazem parte de ti. 

Chefes carregam as nossas projeções. São como um espelho onde nos podemos ver, sem censuras ou culpabilidades. Apenas para nos abraçarmos como seres completos.

Quando investigas, reconheces e acolhes com amor todos os aspetos que andavam encobertos, não só podes resgatar o líder dentro de ti como também libertas os chefes, das tuas projeções. Ficam ambos livres. 

Assumir a existência destes aspetos não serve para te diminuir, censurar ou julgar.
Serve para que possas tornar-te consciente do que existe no teu inconsciente a sabotar as tuas relações íntimas, familiares, no emprego, com amigos, ou qualquer outra.

Quando resgatas os  aspetos do ''chefe'' que vês como negativos, provavelmente, passarás a ver quem chefia como um líder. As tuas relações muito provavelmente irão tornar-se maduras e respeituosas.
A mesma pessoa - duas interpretações diferentes. Antes incomodava. Agora já não incomoda. O que mudou foi algo dentro de ti que te trouxe mudança de perceções.

Aprendi muito com os meus chefes dificeis. Nem sempre concordava com o que faziam só que as suas decisões deixaram de me incomodar. Não me diziam respeito. Passei a concentrar-me apenas em executar o melhor possivel, com empenho, o que me pediam. 
Não era paga para ''ser chefe'' da chefe.

Aprendi ainda que, independentemente da atitude da pessoa que está na liderança, a única pessoa que se pode dar ao respeito, que pode respeitar os teus limites (exemplo: recusar trabalho para lá da hora, diariamente e isto aconteceu-me!), que pode dar valor ao teu trabalho (ainda que o chefe diga que está mal),  és tu!!
O teu ''melhor'' vai variando conforme te sentes... cansado com energia; alegre ou triste. E não deixa de ser o teu melhor.
À medida que te respeitas mais vezes, provavelmente irás ver mudanças na atitude das tuas chefias.

Se vês que é fácil pôr em prática as carateristicas ideais de um líder, então coloca-as em prática com o chefe que te incomoda.

Lembra-te: tudo o que te incomoda nos outros, está a pedir a tua atenção e uma aprendizagem.

Bons momentos de reflexão!

©2017, A Sombra Humana-Ângela Antunes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.