quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O que é a Sombra Humana

É uma parte sagrada do Ser Humano que contribui para a sua evolução. É um dos mistérios da Vida que guarda o nosso Dom e a Sabedoria à volta do propósito de Vida de cada um. 
Não se trata de ''energia má'' a eliminar.


Refere-se aos aspetos rejeitados da personalidade, aqueles de que não gostamos , desde crianças e que temos medo que outros também não gostem e, assim, escondemo-los. 
Esta parte, está armazenada no Subconsciente humano e a vida vive-se a partir dali. Comanda os nossos comportamentos, escolhas, hábitos, formas de pensar e ver a nós, aos outros, à vida.
Não temos controle nesta parte de nós.
Carl Jung chamou-lhe A Sombra Humana.

Ao tornarmo-nos conscientes, passamos a poder fazer escolhas a partir do coração, que honram quem somos.
Um dos segredos que a Sombra esconde, é que sem atravessar a parte de nós que vive fechada na ''escuridão'', ninguém consegue manifestar na vida o seu ser autêntico, luminoso, criativo; os dons do Espírito dentro de si.

Não consegue viver a partir da integridade do Espírito Divino que vive em cada um.

Tudo o que a Sombra pede é para que cada um de nós se encontre consigo mesmo, abraçar e permitir a integração de todas as partes reprimidas, rejeitadas.

A sua reintegração é um processo automático, que acontece naturalmente, sem qualquer esforço.

Como diz alguém que muito me inspira : 
«O trabalho se sombra é simples - abraçar a vulnerabilidade de ser humano. É dissolver as camadas de preconceitos que nos impedem de ver a beleza e simplicidade da vida» (Emidio Carvalho)

Ângela Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.