quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Continuamos a viver completamente desatentos ...


«Continuamos a viver completamente desatentos ao que se passa à nossa volta. Sim, tornámo-nos muito eficientes a fazer coisas. Funcionamos como robôts.

Se olhar à sua volta, ficará surpreendido: o homem parece ser o animal mais adormecido à face da Terra. O Homem está num estado de prostração. Por conseguinte, todo o trabalho a ser empreendido consiste em tornar-se de novo Consciência e ''perder'' a Mente.

É o conhecimento que o mantem adormecido. Quanto melhor informada uma pessoa for, mais adormecida estará. Você funciona em sono. Por isso continua a tropeçar, continua a fazer coisas que não quer fazer. Continua a fazer coisas que tinha decidido não fazer.

Observe a sua vida - tudo o que continua a fazer é tão confuso e está tão baralhado. Não está alerta. Não consegue ver, não consegue ouvir. Claro que tem ouvidos, pelo que pode ouvir, mas não há ninguém dentro para o compreender. Claro que tem olhos, pelo que pode ver, mas não há ninguém dentro. Os seus ouvidos continuam a ouvir e os seus olhos a ver, mas não compreendem nada. A cada passo você tropeça e ainda assim continua a acreditar que está ciente.

Carl Jung foi mais fundo do que Freud , descobriu o Inconsciente Coletivo. Por detrás do Inconsciente Individual existe um Inconsciente Coletivo. A Mente Inconsciente só é 9 vezes maior do que a Mente Consciente.

Você está apenas a viver num pequeno canto do seu ser - a diminuta Mente Consciente. É como se alguém tivesse um palácio, se esquecesse completamente dele e começasse a viver no átrio - pensando que é tudo o que possui.

Quanto mais vigilante ser tornar, mais a sua pressa abrandará. Você torna-se mais gracioso. Quando observa , a sua mente barulhenta fará menos barulho.

Quando você se tornar ciente dos seus pensamentos, ficará surpreendido com o que se passa dentro de si...»

Osho, em ''Consciência, a Chave para Viver em Equilíbrio''

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.