quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Motivação Exterior versus Motivação Interior

Participei em  inúmeros Workshops e formações de Vendas  e  Motivação , e verifiquei que esta está assente em algo Exterior, em objectivos, em coisas a alcançar. Não encontrei Motivação alguma neste tipo de Formações. Algo dentro de mim dizia-me ‘’isto não bate certo’’ e não sabia porquê.

E quando não se alcança o que se pretende e demos o nosso melhor ? Procuramos ‘’culpados’’? Sentimo-nos falhados ? E pensamos que ‘’há algo de errado comigo ‘’ ?

Simplesmente não controlamos os acontecimentos da Vida ! Os acontecimentos são factos e não podem ser  alterados.  E o que acontece é sempre para o nosso Maior Bem,  para nos fazer crescer, evoluir, expandir o nosso já existente potencial  interior.

Acreditar que a Motivação vem do Exterior, significa colocar toda a nossa atenção num Futuro que não existe (eu pelo menos ainda não o encontrei!), quando temos apenas o Momento Presente para Viver , aquilo que estamos a fazer no exato momento.

Acreditar que a Motivação vem do Exterior, é ainda depender do comportamento favorável dos outros a nós (que me dêem atenção, que me elogiem, que valorizem o que faço, que pensem que sou simpático e disponível e boa-pessoa e competente … ) .

Ouvi falar que o grau de Motivação depende do ‘’preenchimento de necessidades’’

Pergunto, quais necessidades ? As do Ego (ou Mente Consciente )? O Ego ou Mente Consciente, nunca estará satisfeito. Vai querer sempre mais e mais  e é o caminho da  Ansiedade, Depressão, Impotência, Resignação. 

Será que não temos já o suficiente disto ? Será que estamos assim tão em Paz nas nossas relações em todas as áreas, com as situações que vivemos no Presente e no Passado para continuarmos a alimentar isto ?

É esperar que a solução para a nossa vida venha dos outros, da mudança no Exterior. Há milhares de anos que o Ser Humano espera por isto ! E não parece estar a funcionar ! 

E se a solução estivesse Dentro ? E se a verdadeira motivação estivesse Dentro?

Em nome da Motivação ouvi ainda: ‘’Vamos mudar a imagem que os outros têm de si’’, ‘’vamos gerar coerência entre o que está dentro com o que está fora’’.

O que estou a fazer é a acreditar que tenho poder  para controlar o comportamento dos outros, para controlar as circunstâncias. Estou a acreditar que manipular funciona. Os outros vão sempre comportar-se comigo conforme aquilo que são , conforme o que já pensam e dizem de si e não estão conscientes.  

Aquilo que vemos nos outros, é uma parte de nós  que não conseguimos ver em nós. Nas relações com os outros estamos sempre a lidar com quem somos ! Trata-se sempre de mim !

Para viver a ‘’motivação’’ do Exterior, tenho de me transformar em alguém que não sou. Para mim, o grande sofrimento é viver quem não sou. É privar-me da minha  autenticidade  em nome de ideias vindas do exterior que nunca questionei, nunca pus em causa, porque também não sabia que o podia fazer.

Quando acredito que a Motivação vem do Exterior, torno-me dependente e prisioneiro(a) do comportamento dos outros e de alcançar objectivos .

E se eu não precisasse de nada disto? E de alcançar coisa alguma ? e se não acreditasse que preciso de mudar alguma coisa em mim ? ou se não acreditasse que preciso de provocar mudanças nos outros  para eu considerar que sou um sucesso ? Parava de manipular outros ? Parava de me violentar ?E se não ficasse preocupado(a) com o que os outros pensam ou dizem de mim ? Como seria viver nesta liberdade?

Quando eu conseguir olhar para mim e sentir-me inspirado(a) por ser quem sou, com as minhas falhas e fraquezas, consciente de que em cada momento fiz e faço o melhor que me é possível, conforme as circunstâncias em que me encontro;  quando começar a dar valor a mim e ao que faço, mesmo que outros não gostem; quando parar de me comparar a outros que considero um sucesso (e sinto-me inferior) ou a outros que considero ‘’incompetentes’’ (e aqui sinto-me superior) (e ambos são mentira ), descubro o meu verdadeiro poder, a verdadeira Motivação.

A verdadeira motivação não tem motivos ! Não vem de fora ! É quem você já é ! Está no viver a sua autenticidade ! Está em questionar aquilo em que acredita !

Enquanto não questionar os seus conceitos, continuará a acreditar que o seu Poder vem das circunstâncias e vem dos outros.

O Trabalho de Sombra , que não é um ‘’bicho-papão-do-escuro’’, é antes algo amoroso , tem o poder de o levar ao seu Interior, à Fonte da sua verdadeira Motivação, que está à sua espera, para que lhe retire as camadas de Lixo Mental e Emocional que a cobrem  e a deixe, finalmente,  brilhar …


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.