quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Será que existe um caminho a percorrer ?

Será que existe um caminho a percorrer ?

Tenho tido pessoas em  Sessões individuais como em workshops de Trabalho da Sombra, cujos dramas passam por ‘’não estar a viver o seu caminho de vida’’ em que o ‘’caminho’’ significa fazer o que gostam, fazer uma viagem de sonho, ter um emprego a ganhar um determinado ordenado, concretizar um projeto de sonho, ou exercer uma atividade a tempo inteiro, ou seja, algo que não está a acontecer AGORA. 
A verdade é que este também já foi um dos dramas da minha mente e não há muitos anos. Fruto de muitos livros de Espiritualidades e auto-ajuda que li,  acreditei que para encontrar a satisfação interior só quando estivesse a viver o ‘’meu caminho’’.
Nem sabia que caminho era. pensava eu que era fazer apenas aquilo que gostava.

Procurava e não encontrava. Procurava respostas no exterior em vez de as procurar no meu interior. E não sabia melhor. Foi com o trabalho da sombra que a minha mente começou a aclarar-se sobre certos conceitos que tinha ouvido.
Descobri essa satisfação ao desfrutar quem sou, não importa o que esteja a fazer no momento. Não importa a atividade. Não importa quem esteja presente. Não importa o que tenha agora.

A mente humana conta histórias. Umas dão-nos sofrimento. Outras paz . 

Embora sejam áreas que me são queridas, espiritualidades e auto-ajuda, acredito que há conceitos que baralham mais do que ajudam. E não são os conceitos que baralham. Sou eu que me permito acreditar neles e não os questiono, descobrindo por mim o que é válido para mim. Este, do ‘’caminho a percorrer’’ é um deles.

Será que existe um caminho ?
Será que cada um não estará já a viver o ‘’seu’’ caminho ?

A mente lógica ausenta-se do presente para idealizar um caminho que se encontra no futuro. Algo a alcançar. Esse algo que por vezes não acontece. Não significa que não possa acontecer.

Quando acredito que é melhor viver no futuro do que no presente, e esta é uma crença universal, como vivo o momento presente quando é diferente do que eu gostaria? como me relaciono com os que me rodeiam? como vivo o trabalho que tenho? Quando estou onde estou e acredito que devia estar noutro local a desempenhar outra atividade ? Como fica a relação comigo ? O que penso de mim ?

A mim causava-me frustração e ansiedade, não desempenhava o trabalho com atenção e carinho, despachava os clientes, não estava presente para a vida a acontecer naquele momento. A minha mente cheia de pensamentos torturadores acerca de mim e da vida. E a tortura de ‘’não ser merecedor, de estar a falhar, de não ser suficientemente boa’’!

E se o caminho for agora? Se o caminho for tudo o que vivi até aqui e o que estou a viver agora ? Todas as experiências que vivi até hoje , incluindo as que gostei e as outras que me permitiram amadurecer?

E se o caminho for ''descobrir que o único caminho é este de estar presente para mim, a escutar-me, a observar-me neste momento e a tomar consciência de mim e de como vivo as circunstâncias?

AQUI, no que estou a fazer AGORA, no local onde estou, sentada, com os pés no chão a escrever um texto no blogue.
Se não há mais nada para lá do AGORA, onde entra um futuro a concretizar?

E isso significa que desisto de um projeto? De uma viagem? Desisto de fazer tudo o que está ao meu alcance para ver realizado o que sonho? Não!

Será que posso saber com toda a certeza que vou sentir-me plena/o, preenchida/o e realizada/o interiormente se estiver a viver aquilo que penso que é o meu caminho? Será que vai mesmo ser bom para a minha vida ter o que quero, neste momento? E que vou mesmo sentir-me bem? Quem pode saber ? E se for prejudicial para mim, neste momento, ter o que quero agora ? Poderá o Universo Bondoso estar a jogar a meu favor ?Poderá estar a proteger-me neste momento de outros maleficios que não estou a percecionar?

Se acredito que ''não sei qual o meu caminho e nem preciso de saber'' pois basta-me escutar o coração e seguir o que me diz. Deixa de haver stress.  A minha mente deixa de contar histórias de sofrimento sobre ‘’um certo caminho que não estamos a viver’’! J

Verifico que o sofrimento acontece quando me agarro a uma ideia de realização pessoal que se encontra em ‘’ser mais’’, em algo que ‘’não tenho’’, que ‘’não sou’’, algo que ‘’preciso’’ e encontra-se fora de mim. Posso fazer o que estiver ao meu alcance para conseguir o que pretendo. E a vida (o Universo, Deus…) pode ter outros planos e querer que eu aprenda algo, que eu amadureça com as situações, com as relações, com as atividades que vivo agora e aquilo que queria para já, não é possível.

Reparo que quando estou disponível para viver a vida que tenho agora, encontrando os benefícios, os ganhos que estou a obter, algo vem em meu auxilio.
E é possível sentir bem-estar interior com tudo tal como está.  Falo por experiência própria. 

E se não acreditasse numa história de ‘’caminho a percorrer’’? O que mudava no seu dia?

A paz interior de desfrutar o momento é algo paradisíaco. Dei conta de que o Paraíso não se encontra em belas paisagens. Encontra-se cá dentro!! O paraíso que vejo lá fora não é mais do que uma projeção do paraíso interior !

Posso continuar a dedicar-me à construção de um projeto, a fazer mealheiro para uma viagem se sonho, a fazer formação para exercer um cargo, etc.

Quando não me agarro a este conceito, '' Tenho um caminho a percorrer e é desta maneira''como se a salvação e a felicidade suprema da minha vida dependessem disso, se a vida mudar a direção das coisas e não se realizarem como pensava, não surge drama cá dentro. Cria-se a abertura e flexibilidade e a criatividade para mudar a maneira como estou a fazer as coisas (talvez não estivesse a funcionar a anterior), para abraçar novos projetos quando descubro que nem era bem aquilo que queria fazer.

A história sobre ''um caminho a percorrer'' está mal contada.
Cabe a cada um refletir e descobrir por si mesmo o que é válido para si e está em sintonia consigo!

Se treinares a escuta e a observação a ti mesmo(a) ouvirás mais vezes o coração e poderás fazer escolhas conscientes que estão em sintonia com o teu sentir, com a tua alma, a tua Essência. Estarás sempre no caminho do coração. Escolhas com AMOR por ti, AGORA.
Talvez o caminho seja ''o caminho da escuta interior e respeito por mim''

Acredito - até mudar de ideias - que ''o caminho foi tudo quanto vivi, experienciei, quer tenha gostado ou não e que me trouxe aqui ao momento Presente.

Boas reflexões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.