sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Ama a tua sombra antes de trabalhares com outros


Informação aos leitores

Caros amigos,

Tenho vindo a ser contatada por alguns terapeutas que me perguntam se podem usar os textos e exercicios que foram disponibilizados gratuitamente, com os seus clientes.
A minha resposta foi : ''Não''.
Os textos e exercicios oferecidos destinam-se APENAS a trabalho do próprio.

Como podemos querer trabalhar a sombra de outros se mal conseguimos trabalhar a nossa e se mal a reconhecemos no dia-a-dia nas relações e na situações que vivemos? E se ainda não a amamos tal como é?

Como podemos querer trabalhar a sombra de outros se ainda não nos pemitimos mexer nas feridas da nossa infância, nas culpas, nas vergonhas, nos ressentimentos, nas crenças que transportamos desde pequenos? 
Como vamos poder trabalhar a sombra de outros?  Se todos estes aspestos vêm ao de cima nas sessões!!

Sejam bem-vindos à vossa sombra!

A nossa sombra mostra-se em cada cliente que surge.

E depois ficamos admirados quando vemos à nossa volta pessoas arrogantes, impostoras, pessoas que nos roubam (há várias maneiras de roubar, não só bens materiais), entre outras coisas.

Se continuamos a culpar tudo e todos pelo estado da nossa vida, pelo que nos acontece de mau, por aquilo que outros fazem de errado, não estamos mesmo conscientes da nossa sombra em ação. 
O assunto não será com os outros. É connosco.

O que os outros nos fazem ou nos dizem só mostra o que andamos também a fazer de alguma forma e ainda não demos conta. Ou então esforçamo-nos por esconder. Aí está a sombra.

Fazêmo-lo inconscientemente. Somos todos inocentes aprendizes.

Quando usamos documentos, textos, fotos na internet, ou outras coisas, sejam gratuitas ou não,  para trabalho com outros, para a nossa atividade profissional, sem pedir autorização aos seus autores, saibam que isso é a sombra a tomar conta do comportamento de cada um.

Assim, a informação gratuita (e a que foi paga) que foi tornada disponivel, neste blogue e por email, não confere só por si, capacidade, nem autorização da minha parte, para trabalhar a sombra de outros.

No entanto, caso queiram partilhar ou divulgar parte dos textos, parece-me boa ideia desde que seja mencionada a autoria dos mesmos : http://sombrahumanaAngelaAntunes.blogspot.com

Para mim, isto é válido para qualquer autor, em qualquer área.

Como não nos respeitamos, não respeitamos os outros.
Como abusamos de nós, vamos querer que outros façam o mesmo.

O que partilhamos a pensar que ajuda outros, na verdade é a nós que nos está a fazer falta, no momento.

Será que facilitadores já pararam para olhar para sua sombra (e são uns anos de trabalho!!) antes de trabalhar com outros? Extensível a qualquer área!

Tenho vindo a dar conta que a vida é bondosa e apoia-nos sempre em todos os momentos, mesmo naqueles mais dificeis. Só são dificieis enquanto vemos dificuldade; quando vemos um problema. Quando vemos possibilidades, oportunidades, conseguimos ver as bençãos que nos trazem.

E observo que todas as circunstâncias trazem-me lições e aprendizagens e poderão ajudar-me a tornar-me consciente mais um pouco, de mim.

Quando nos tornamos conscientes destes processos no dia-a-dia, podemos ver a vida a jogar a nosso favor e usar todas as situações que causam mal-estar, para aprender e crescer com elas.

Dedico este texto inteiramente a mim.

E bem-hajam por me mostrarem como sou. 
Por me permitirem colocar a descoberto mais um pouco da minha sombra: a arrogante, a impostora, a ladra, a aldrabona que há em mim!!

Ângela Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.