domingo, 9 de dezembro de 2018

Trabalhar a sombra com e sem expetativas


Foto: Unsplash Free
Quem me procura para sessões de trabalho da sombra, normalmente são pessoas a passar por situações de conflito nas suas vidas, nas relações familiares, no trabalho ou em conflitos internos consigo; ou até na sua saúde e que já experimentaram várias áreas de terapia onde não obtiveram resultados (pelo menos os esperados!).

Recorrem ao trabalho da sombra como um recurso onde os seus dramas já adquiriram proporções que causam desgaste, stress, mental, emocional e fisicamente.

Estão cansadas e desejosas de uma resolução específica, o que cria resistência ao efetuar o trabalho. 
A mente rejeita o que ouve e não quer abrir mão do que idealiza e pôr a possibilidade de novas perspetivas; e assim não consegue escutar o coração; não se permite conectar ao sentir;

É quando se torna físico e é sentido que o processo se consuma!
Quando sai da mente e chega ao coração.

A mente ao fechar-se a nova informação que possa vir do interior de cada um, bloqueia o processo de tomada de consciência, como se isso fosse uma ameaça a si própria: sim o ego receia render-se ao amor; receia perder a razão porque acha que vai perder a sua identidade! De certa maneira, é verdade. A identidade que o ego nos convence que somos, não é quem somos de verdade - não é a nossa Essência. 

Quando a mente se fecha a este processo, deixa passar uma oportunidade de se encontrar com a Essência, com o Amor!

E para descobrir o Amor em tudo e em toda a parte, em todo o Ser!
Não existe um ''botão mágico'' para fazer ''reset'' e mudar tudo.
A vida não funciona assim. A nossa biologia humana não funciona assim.
Há cerca de 2/3 anos, tive uma cliente que veio fazer 10 sessões para trabalhar uma situação de conflito que vivia, onde já havia um grande stress. Disse-me, na 1ª sessão, que já tinha assistido a vários vídeos sobre a sombra e lido um livro ou dois e que vinha para aprender a mudar a situação, bem como o comportamento das pessoas envolvidas. Foi muito sincera!
Eu também fui muito sincera! Disse-lhe que não sabia como isso se fazia. E que talvez não fosse este o trabalho onde pudesse aprender isso e que nem conhecia tal coisa que funcionasse assim. Disse-lhe ainda que não era a Fonte da Criação/Deus para tal missão, mas que poderia ajudá-la a ir dentro de si e a descobrir o que a situação estaria a querer mostrar-lhe que talvez ainda não tivesse dado conta;  e que sem esse reconhecimento, talvez a situação persistisse. Ela aceitou. No entanto, queria só trabalhar alguns aspetos e recusava-se a mexer noutros aspetos que apareceram e, na minha experiência me estavam a mostrar que era por ali.
Confesso que tive alguma dificuldade em lidar com a situação. Pensei em desistir. Parei e fui dentro de mim. Perguntei-me ''o que há aqui, nesta situação, para eu saber?'' e escutei. (É fácil e espontâneo para mim, colocar-me perguntas, ir dentro de mim e escutar as respostas, que vêm ter comigo, num curto espaço de tempo - com exceção para temas complexos). E a resposta surgiu ''ela está a mostrar-te a maneira como andas a comportar-te''. E coloquei-me outra pergunta ''Então, em que situação ou com quem estou a fazer o mesmo?''. E surgiu: era com o companheiro. Eu queria que ele mudasse de atitudes e até fiz birras e zanguei-me com ele várias vezes e lutei com a situação.
À medida que me ia descobrindo, fui sentindo carinho e compaixão por aquela parte de mim que precisava de aceitação, de atenção. Sentia o calor no meu peito. Quando olhei para o ser humano ali comigo, senti carinho e compaixão por ele. Este ser humano só me mostrava uma parte de mim que eu não estava a dar conta, naquela altura.
Algo de mágico e inexplicável se passou a partir daquele momento. A cliente que tinha comigo mudou de comportamento. Eu estava espantada! Observei apenas. Nada falei. Dali até ao fim das 10 sessões, foi outra pessoa. Aceitava trabalhar, fazia todos os exercicios que lhe propunha para a sessão seguinte. Na 9ª sessão, teve um momento de exclamação: ''ah! afinal este trabalho serve para eu ficar bem com a situação que não consigo mudar!''. Eu disse sim!! E ficámos em silêncio durante um bom bocado. Ela processava a informação e eu também.
Surgiu-me o pensamento ''provavelmente o que vinha fazer aqui, com este trabalho, está feito!'' e verbalizei o que pensei.
Foi uma experiência muito útil para mim, que me levou a continuar a refletir e a descobrir mais sobre mim.
 Talvez as promessas que existem em muitos cursos do tipo ''7 Passos fáceis para mudar isto e aquilo...'', talvez contribuam para se criarem ilusões na mente da maioria das pessoas. Se for possivel mudar a nossa vida num estalar de dedos, também quero saber. Por favor informe-me!

Não é possivel garantir que se ''fizer desta ou daquela maneira, isto ou aquilo, haverá o resultado que se quer''. Por isso não faço promessas. Posso dizer que a paz de Espírito na vida quotidiana é possivel. Porque eu encontro-a e vivo-a em cada stress que me aparece, quando me trabalho!! 

Quando carregamos connosco gerações de crenças acumuladas no nosso subconsciente, que nem serão nossas e sim o acumulado de experiências familiares, da sociedade onde crescemos e vivemos e as nossas próprias que se formaram a partir da interpretação que surgiu em nós nas experiências emocionalmente fortes que vivemos ao longo da nossa vida, não é possivel alterar tudo isto num estalar de dedos. 

E se tudo tivesse o propósito de nos levar à expansão de nós mesmos? À descoberta do Amor que somos e sempre fomos? E se tudo existir para que possamos encontrar o caminho para ''casa''? Para nos fazer regressar a nós?

Até porque nós não eliminamos nada. A Inteligência dentro de nós encarrega-se de o fazer, a um nível celular, a um nivel da Alma, na medida em que percorremos o processo! Acontece naturalmente.

Posso afirmar que o conflito dissolve-se, interiormente! E o exterior pode alterar-se ou não. Dentro de nós acontece uma mudança.. de perceção! onde a paz de espirito é uma realidade. A paz não só connosco mas nas nossas relações, na maneira como interagimos com os outros, a maneira como os vemos!

Não é uma questão de quanto tempo demora

Será uma questão do Momento! O processo acontece num momento! É a minha perceção.
Num pedaço de cada vez, numa situação de cada vez, num pensamento de cada vez, a clareza, a tranquilidade, a libertação, a leveza e a paz poderão instalar-se. 

Nas sessões crio um espaço de segurança, de abertura, de aceitação,  de compaixão, onde tudo é bem-vindo! Eu sou a primeira a assumir as minhas inseguranças e dificuldades, assim como as minhas asneiras e burrices.

Quantas vezes saio destas sessões com uma sensação de preenchimento interior, de ser abençoada, num estado de encanto, que me permito sentir e desfrutar enquanto dura! E quantas vezes testemunho estados de alegria, alívio, amor na pessoa que se permite fazer o processo.

E também há os outros...
Também tenho clientes que vêm totalmente dispostos a fazer o trabalho. Trazem menos expetativas.
Entregam-se com abertura e disponibilidade! Sem dúvida que a sessão flui de uma outra maneira. 

Estas pessoas, constato, vêem o seu stress desaparecer rapidamente e encontram a sua própria solução/resolução dentro de si, às vezes numa ou duas sessões. 

Já presenciei transformação de um stress numa situação de conflito com a mãe, por exemplo, numa só sessão. 

Não é que uns seres humanos sejam melhores do que outros ou sejam mais espertos que outros ou tenham mais capacidade que outros! Cada um está no seu processo interno. A Vida/Deus/Universo é muito generoso. deixa-nos realizar o processo no nosso próprio tempo interno. 

Talvez uns tenham maior facilidade em abrir mão da sua máscara de força e segurança que continuam a acreditar que é quem são e assumir as sua vulnerabilidade e fragilidade; 
e outros talvez tenham sido muito magoados e, ainda se fechem com medo de voltar a sentir dor. 
Não tem mal. 

Deixo uma sugestão...

Faça um trabalho de sombra durante um tempo, sem esperar nada de especial, mesmo que não haja um stress especifico atual ou, se existir, que não seja um grande stress! Isso irá permitir que o pequeno stress não se transforme em grande stress e a possibilidade de ver mudanças possa ser maior, assim como a abertura para percorrer o processo, deixando que ele se desenrole por si.

Trabalhar a sombra apenas pela vontade de o fazer

Na minha experiência, quando trabalhamos a nossa sombra por vontade de o fazer e não porque surgiu uma drama recorrente ou que já existiu no passado, quando a vida nos traz desafios, lidamos com eles com uma capacidade diferente. Já estamos mais despertos e se aplicarmos este trabalho, o conflito dissolve-se mais rapidamente e a clareza, a paz de espirito e serenidade emocional volta.

Cada um só irá tão fundo neste processo quanto estiver capaz de ir! O processo é amoroso e suave!
E em todas as sessões, as pessoas descobrem algo novo. Todos têm resultados, pelo que constato. Os resultados podem ser diferentes do que esperavam. Acredito que o trabalho realiza-se numa parte de nós invisível e às vezes só ao fim de um tempo é que se dá por ela (aconteceu-me!). Quem faz o trabalho é o Subconsciente que trocará informação com o Consciente... e acredito eu que com a ajuda da nossa Alma, o Espírito Divino que vive em nós.

Abra-se à novidade, a encontrar novas perspetivas para o que o/a incomoda e deixe-se surpreender pelos milagres que a sua mente irá percecionar!

Ângela


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.