terça-feira, 2 de abril de 2019

No processo de olhar para dentro, o Líder Interior revela-se.

Foto de Alessio-Soggetti, Unsplash

Sinto-me atraída por pessoas com caraterísticas de liderança, desde que me lembro que existo.

Sempre foi meu desejo conviver com elas, ser amiga, de fazer parte do seu meio. Estou a lembrar-me de mim em adolescente e ao longo da minha vida.

Eram pessoas que tinham ideias próprias, seguiam a sua vontade, com espírito de iniciativa,  espontâneas, divertidas, faziam coisas diferentes, criativas e, aparentemente viviam bem consigo mesmas. Pessoas com uma capacidade de respeito por si que eu achava inspiradora 
Durante mais de 40 anos via-me como alguém que era o oposto disto.

Já agora, a história de vítima da minha vida é ''Não presto. Não faço nada bem feito''!

A verdade era outra e só descobri há pouco tempo: estas caraterísticas que eu admirava em várias pessoas,  já espelhavam o líder que havia em mim e que neste momento já reconheço e vivo. Como se uma parte de mim soubesse isso e outra desconhecesse ou rejeitasse.

Para me manter perto destas pessoas, cheguei a ter comportamentos não muito saudáveis, como se precisasse da sua atenção e aprovação. Porque me sentia incompleta. Fazia coisas para me evidenciar, para chamar à atenção e ficava aborrecida e reagia se depois não conseguia o que queria. Surgiam impulsos de raiva, dizia coisas que magoavam outros, surgia inveja e ciúme. Quem ficava mal era eu.

Eram apenas sinais de feridas emocionais não saradas que ocultavam crenças por explorar e que pediam a minha atenção.

Isto é o poder destrutivo de tudo o que é fechado, rejeitado, reprimido em nós, desde pequenos e que fica armazenado na sombra! É por isso que há interesse em resgatar esta energia para que nos seja útil, benéfica e nos ajude a viver o dia-a-dia, dando respostas saudáveis a cada situação,  de uma maneira que respeita. É bom para nós e para quem nos rodeia (ainda que não seja como se imagina, muitas vezes).

Neste momento, consigo falar disto e não me incomoda porque estou bem com estes aspetos. Antes não era assim. São 10 anos a trabalhar com a minha sombra. Este é o poder do trabalho da sombra. Conseguirmos falar dos factos que aconteceram sem qualquer dor, mágoa ou emoção negativa, com amor e compaixão por mim e por aqueles que estiveram envolvidos. Inlcui todos.

Voltando ao líder dentro de mim. Como eu me via como alguém incapaz, vítima das circunstâncias, sem poder interior, o líder manifestava-se de forma destrutiva:

* Precisava de gritar para me fazer ouvir
* Pensava que as soluções para mim, vinham de fora; de mudanças exteriores (que compreendessem que eu tinha o direito de sair do trabalho à hora e que não me dessem trabalho na hora de sair;)
* Impunha a minha presença para chamar à atenção;
* Era simpática e disponível (nem sempre conscientemente) para ter amizade ou simpatia de alguém;
* Queixava-me do que estava mal comigo a pessoas que não tinham possibilidade real de mudar a minha situação;
* Acusava a vida, o pai, a mãe, a empresa, o governo, Deus... e acusava-me a mim de ser uma incapaz... a pior acusação de todas!!
* Não pedia o que precisava. Achava que tinham de saber ou então exigia!
* Defendia os meus pontos de vista para convencer toda a gente de que eu tinha valor e prestava;
* Esforçava-me por ser perfeita em tudo o que fazia - perfecionismo - abusava em trabalho - para que me reconhecessem valor; porque eu não o reconhecia;
* Achava que tinha de ter uma opinião sobre tudo e mostrar que sei, que tenho resposta, porque isso seria mais uma maneira de me provar que presto!

Em resumo: Tem a ver com a vergonha de ser quem sou! Não era intencional. Era inconsciente. Limpar a vergonha é coisa para uns bons anos. É o que estou a fazer, já lá vão 10...

No processo de olhar para dentro de mim, o verdadeiro líder interior começou a despertar

Ao longo da última década, a olhar para dentro de mim, a questionar as mentiras aprendidas em sociedade, na cultura onde nasci e cresci, a nutrir-me e cuidar-me, o terreno interior ficou propício ao surgimento do verdadeiro Líder Interior, que foi surgindo pouco a pouco, numa coisa de cada vez.

Só depois de trazer à luz da consciência muita coisa que eu desconhecia e ficar bem com a maior parte.

Para mim, o Líder Interior tem a ver com ... a Essência Divina que existe dentro de mim e de ti e de todos nós! E que é essa que te pode ajudar a aclarar tudo o que está distorcido dentro de ti, decorrente das experiências difíceis, que te pode ajudar a ver todas as experiências à Luz do Espírito, a encontrares a paz interior e a fazeres escolhas que honram o ser que és (inclui o bom e o mau).


Lições de liderança Interior
Cada situação difícil do meu passado continha uma mensagem comum que me falava de liderança interior:
«Não precisas de ser vítima de nada. Tudo acontece para te encontrares contigo. Pára de andar atrás de outros. Pára de te comparar. Não olhes para o que outros fazem. Olha para o que fazes. Repara como a tua maneira de pensar e agir, por vezes, te afastam de quem És em Essência. Repara no que fazes para teres aprovação e amor de outros e como isso te leva a ser quem não és. Confia que és mais do que suficiente e prestas só por existires. Não leves tudo tão a peito. Relaxa na condição humana, onde fazer asneiras e não saber é parte essencial do teu percurso onde tens espaço e liberdade para te encontrares contigo. É da tua conta fazes algo por ti. As capacidades já estão contigo à espera que as descubras».

Escutar e seguir o líder interior na minha vida não tem a ver com impôr poder sobre outros, nem deixar-me abusar, nem ser ''perfeito''

Descobri que o líder interior não tem a ver com sermos os donos da verdade, exigirmos que outros sejam como queremos, nem tão pouco sermos o abusado.

E também não tem a ver com uma máscara de perfeição de comportamento e maneira de pensar, que nos foi impingida ao longo do séculos.

Talvez a maioria de nós, humanos, fomos ensinados a associar ''liderança'' com a pessoa que abusa de poder pela força, engana outros, prejudica, é violenta, tem sempre resposta rápida para tudo e não se deixa ficar para trás. FALSO!

Descobri em mim, que ser líder na minha vida é ...

-  Reconhecer-me e amar, cada parte de mim que é humana e cada parte de mim que é a Essência Divina, em simultâneo; incluindo ambas na vida diária. Não rejeitando nenhuma delas; Isto inclui amar o lado humano e divino nos outros seres humanos!

  • Forças, fraquezas, medo e amor, coragem e cobardia, bondade e maldade (cada aspeto destes pode oferecer-nos algo de útil), 

- Líder interior é aquele que se questiona e não aceita tudo como uma verdade inabalável, incluindo as suas próprias crenças e maneiras de pensar; Investiga-se!
- Líder interior é aquele que vive todas as emoções que surgem e que nada mais são do que um campo de energia que faz parte de mim e que contém uma mensagem do universo para mim;
- É permitir-se escutar o seu interior e mudar de ideias, sendo flexível para seguir o que for melhor para si;
- É afastar-se do que o/a faz sentir mal;
- É conseguir dizer ''não'' e ''sim'' em qualquer situação, quando isso soa a verdadeiro cá dentro!
- Líder interior é aquele que se permite ser vulnerável e mostrar-se como é, falando o que sente, sem medo do que possam dizer de si e sem ser vítima;
- Líder Interior é aquele que se sente amor, com a sua totalidade; não precisa de colocar máscaras para se esconder;
- Aquele que não se compara, olha mais para si, que consegue perceber que se enganou nas suas interpretações e consegue assumir perante outros, sem sentir necessidade de manipular outros contando histórias que os façam ter pena de si;
- Assume os factos do seu comportamento e responsabiliza-se por ele.
- Está disposto a aprender e está consciente de que não saber e não ter respostas para tudo é uma dádiva que permite fazer novas descobertas, aprendizagens as bençãos!
- É aquele que se torna consciente e atento a si, dando conta do que move os seus comportamentos que o afastam de quem é,  e toma ação no melhor para si;
- É aquele que consegue aperceber-se que as circunstâncias, um cliente dificil, o pai tirano, a mãe descuidada, a filha que tira más notas, um colega que implica comigo, são mestres que têm algo para eu conhecer àcerca de mim, para me ensinar algo; para me ajudar a desenvolver capacidades que tenho adormecidas; procuro a resposta dentro de mim;
- É também aquele que consegue aperceber-se que tudo o que vê de bom, de belo, de amoroso, de corajoso, de entusiasmante, de inspirador, de líder, de compassivo, de doce, de meigo é algo que eu também tenho em mim e não reconheço. Procuro esses aspetos dentro de mim, em situações onde já vivi aquilo.

Reconhecer, amar e assumir o bom e o mau em mim, as fraquezas, as dúvidas, as inseguranças, é coisa de Líder Interior, serve não para nos auto-destruirmos e humilharmos mas para retirarmos a mensagem e aprendizagem, para podermos honrar toda a nossa vida, as nossas experiências e descobrirmos o propósito e sentido da nossa vida!

Nota: Quando fazemos este trabalho para ficar em paz com quem somos ou fomos, com o que fizemos/ não fizemos no passado, abraçando e incluindo todas as experiências que vivemos, o Universo brinda-nos com transformação interior onde conseguimos receber as dádivas - algo que jamais imaginámos!

Estas reflexões irão continuar no próximo texto, onde irei escrever sobre '' Quando rejeitas as carateristicas de um Líder que detestas no exterior, irás rejeitá-las também no teu interior e, o Líder dentro de ti precisa destas carateristicas; e como podes lidar com isto, à luz do trabalho da sombra''.

Boas reflexões,

Ângela Antunes



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.