domingo, 5 de maio de 2019

A Mãe dentro de cada um de nós - o Sagrado Feminino


Descobri que a energia feminina da Mãe não tem só a ver com ser mãe de filhos ou ser mulher.
Photo by Julie Johnson on Unsplash
Existe dentro de cada ser humano! Podemos não ter consciência dessa Presença por andarmos ocupados e distantes de nós.

Possuis uma Mãe dentro de ti que te pode acarinhar, nutrir, apoiar, amar em todos os momentos...quando te sentes só, incapaz, impotente, sem valor, com medo de falhar ou não ser bem-vindo.

Como te relacionas com ela?Será que estás consciente dessa parte de ti que te pode amar como és? Ou será que a ignoras?Como te tratas no dia-a-dia quando as coisas te correm ''mal''?

Quando falas mal de ti, quando ignoras as tuas necessidades, quando ignoras o que sentes,  a energia da Mãe-Interior não está presente! Já faz parte de ti e aguarda que te ligues a ela e a recebas em ti.

Para mim, a energia feminina da Mãe é aquela que pode trazer paz ao teu e meu mundo interior e ao mundo. Fala-nos de
compaixão, cuidar, acolher sem julgar, aceitar, amar! É aquela que nos permite descobrir a bondade o amor presente em situações e momentos difíceis, em estar presente, em escutar, em agir em vez de reagir.

A energia feminina da Mãe, permite-nos amar os erros e falhas humanos dentro de nós, na familia e em quem nos rodeia, por muito que nos tenham ensinado o oposto.
Permite-nos desenvolver a resiliência e capacidade de fluir nas dificuldades (sem lutar com elas), a capacidade de nos adaptarmos às circunstâncias escutando e seguindo o nosso coração, o sentir.

Ao longo da minha vida, pensei que a minha dificuldade estava em lidar e aceitar com os aspetos masculinos relacionados com a figura do pai, que para mim foi a pessoa que mais me magoou. Fiquei chocada quando, ao fim de vários anos a trabalhar o meu interior, descobri que afinal a minha grande dificuldade era o aspeto feminino, a relação com a minha mãe, aspetos femininos da Mãe em mim. E é ao feminino, à relação com a minha mãe que me tenho dedicado a explorar e a descobrir em mim.
Daí estas reflexões. Posso dizer que, só a fazer reflexões, observar, sentir, testemunhar, descobrir-me, as minha relações têm sofrido uma reviravolta. As pessoas que atraio são diferentes...

Talvez possas hoje DIA DA MÃE refletir na Mãe-Interior que tens dentro de ti e escutar o que te diz. 
Ou até refletir na relação com a tua mãe, quando eras criança. 
Por muito bem que te tenhas dado com a mãe, em pequeno/a, há sempre coisas subtis que terão ficado no teu subconsciente. O que não gostavas, não aprovavas, não aceitavas na mãe que tiveste ou em quem exerceu o papel de mãe na tua vida. Por muito dificil que possa ser olhar para isso, será o que pode mudar as tuas relações no Presente, sobretudo contigo mesmo/a.

O que não aceitavas na Mãe terá ficado no teu subconsciente e hoje será o que pode sabotar as tuas relações, incluindo a tua relação com o dinheiro (tem a ver com a energia feminina de nutrir e acolher).

Na infância, estará a chave da relação com a tua Mãe-Interior no Presente.
Se não conheceste a tua mãe, terá havido alguém que desempenhou esse papel. 

Talvez o Universo tenha querido acelerar a tua ligação à Mãe-Interior para que pudesses descobrir o quanto tens capacidade de te nutrires e cuidares! E hoje tenhas um dom onde ajudas muita gente graças à ausência de mãe ou mãe ausente.

Sugiro que te dês permissão para refletires àcerca da mãe, amor, carinho, compreensão, compaixão por aquilo que descobrires.

Se precisares de ajuda para lidar com aquilo que surgir, como culpa e vergonha, revolta ou tristeza, podes falar comigo.

Só quando descobrimos o amor de mãe dentro de nós é que conseguimos mesmo amar outros  verdadeiramente, sem esperar nada em troca.

Um abraço,
Ângela Antunes 
Trabalho da sombra humana/Educação Emocional assente em Espiritualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.