segunda-feira, 22 de julho de 2019

Osho: Tentar pensar positivo é totalmente inútil, o inconsciente é 9 vezes mais forte

Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Rajneesh

Osho: Tentar pensar positivo é totalmente inútil, o inconsciente é 9 vezes mais forte

A técnica do “pensamento positivo” é útil para o despertar? 
Reduz a consciência de estar na prisão e o desejo de ser livre?

A técnica do pensamento positivo não é uma técnica que o transforma: limita-se a reprimir os aspectos negativos da sua personalidade. É uma técnica baseada na escolha. Não pode ajudar a consciência: vai contra a consciência.

A consciência é sempre sem escolha. Pensar positivo significa simplesmente forçar o negativo a entrar no inconsciente e condicionar a mente consciente com pensamentos positivos. Mas o problema é que o inconsciente é muito mais forte, é nove vezes mais forte que a mente consciente. Então, quando algo se torna inconsciente, torna-se nove vezes mais forte do que era antes. Pode não mais se manifestar da maneira antiga, mas encontra novas formas de expressão.

Assim, a técnica do pensamento positivo é ineficaz, carente de compreensão profunda e continua a dar-lhe equívocos sobre si mesmo.

O pensamento positivo nasceu de uma seita cristã americana, que levava o nome de “Ciência Cristã”. Para evitar a palavra “cristão” e, portanto, ter mais sobre as pessoas; o rótulo antigo foi abandonado pouco a pouco, e apenas falava sobre a filosofia do “pensamento positivo”.

A Ciência Cristã – esta é a fonte original – apresenta a ideia de que tudo o que acontece com você na vida não é mais do que uma projeção do pensamento. Se você quer ser rico, “pense em riqueza e fique rico”. É através do pensamento de uma forma positiva que se fica rico, que se torna mais rico … que o dinheiro começa a vir na sua direção.

Uma história vem à mente. Um jovem encontra uma velha senhora na rua. A senhora pergunta: “O que aconteceu com seu pai? Ele não vem mais às nossas reuniões semanais da Ciência Cristã, e é o membro mais antigo, quase o fundador da nossa sociedade “. O jovem responde: “Ele está doente e se sente muito fraco”.
A mulher ri e responde: “É apenas o pensamento dele e nada mais. Ele acha que está doente, mas não está. Ele acha que é fraco, mas ele não é. A vida é feita de pensamentos: torne-se o que você pensa! Diga-lhe para lembrar a ideia que ele pregou para nós durante anos. Diga-lhe para ter pensamentos saudáveis, para se considerar forte e vigoroso! ”O jovem conclui:“ Eu lhe direi sua mensagem ”.
Oito, dez dias depois, o jovem novamente encontra a mulher, que lhe pergunta: “O que aconteceu? Você não lhe transmitiu a minha mensagem? Por que ele não vem às reuniões semanais? “E o jovem responde:” Eu dei-lhe a sua mensagem, madame; mas agora ele pensa que está morto. E não só ele pensa … todos os vizinhos, minha família, até eu mesmo, pensamos que ele está morto. E ele não mora mais com a gente: agora ele mora no cemitério! ”

A Ciência Cristã tem uma abordagem superficial … pode ajudar em certos casos: em particular, você pode mudar as situações que realmente são criadas pela sua mente. Mas nem toda a sua vida é a criação da mente.

Eles têm uma linguagem mais filosófica, mas a base é a mesma: se você pensar negativo, coisas negativas acontecerão com você; se você pensa positivo, coisas positivas acontecerão com você. E na América esse gênero literário fez muita fortuna. Em nenhum outro lugar do mundo, o pensamento positivo tinha alguma influência … porque é uma coisa infantil. “Pense que você é rico e se tornará rico” … todo mundo sabe que é puro e simples disparate.  E é prejudicial, é perigoso para si. 

As ideias negativas de sua mente devem ser libertadas;  não devem ser reprimidas por ideias positivas.

Você precisa criar uma consciência que não seja positiva nem negativa. Isso será pura consciência.

Nessa consciência pura, você viverá a mais natural e alegre das existências.
Se você reprime qualquer ideia negativa porque o/a faz sentir mal, por exemplo, se está com raiva e reprime sua raiva, esforçando-se para transformar essa energia em algo positivo, como tentar sentir que ama algém com quem está zangado ou sentir compaixão quando não sente,  você sabe muito bem que está a enganado.  Num nível muito profundo, a raiva permanece assim: você está simplesmente a pintá-la de branco para cobri-la. Na superfície você pode sorrir, mas seu sorriso será limitado aos seus lábios.

Será uma ginástica dos lábios: você não estará conectado consigo, com seu coração, com seu ser. Entre o seu sorriso e o seu coração, você está colocando uma barreira: a emoção negativa que você reprimiu.

E não é uma emoção única: na sua vida há milhares de emoções negativas … você não gosta de uma pessoa; você não gosta de tantas coisas; você não gosta de si mesmo; você não gosta da situação em que está. Todo esse lixo continua a acumular no inconsciente, e na superfície uma hipocrisia toma forma, que diz: “Eu amo todos. O amor é a chave para a felicidade “. Mas nenhuma felicidade acontece na vida de tal pessoa! Existe um verdadeiro inferno dentro dela. Pode enganar os outros, e ao continuar a enganá-los por um tempo suficientemente longo, acabará se enganando a si mesmo.

Mas isso não é uma mudança. É apenas desperdiçar a vida … que tem imenso valor, porque uma vez jogada fora, você não pode recuperá-la.

O pensamento positivo, se você quiser chamá-lo pelo seu nome real, não é nada além da filosofia da hipocrisia. Quando você sente vontade de chorar, é ensinado que você deve cantar. Você pode ter sucesso se tentar, mas essas lágrimas reprimidas sairão num outro momento, noutra situação. Existe um limite para a repressão. E a música que você estava a cantar é completamente insignificante: você não a ouviu, não nasceu do seu coração. Nasceu apenas do fato de que essa filosofia diz para sempre escolher o que é positivo.

Eu sou absolutamente contra o pensamento positivo. Fcará surpreso ao saber que, se não escolher, se permanecer numa consciência livre de escolha, sua vida começará a expressar algo que não é nem positivo nem negativo, algo superior a ambos. Então você não será um perdedor. Não será positivo, não será negativo, será existencial.

Então, se houver lágrimas, elas terão sua beleza; elas terão sua própria música. Você não precisa de as sobrepôr com outra música: elas vêm da alegria, do contentamento, não da tristeza ou do fracasso. E se a música explodir, não será contra as lágrimas ou o desespero: é simplesmente a expressão da sua alegria … não é contra nada nem em favor de alguma coisa. É simplesmente o florescimento do seu ser; é por isso que eu chamo de existencial.

O pensamento positivo levou a América ao caminho errado: tornou as pessoas hipócritas.
Hoje em dia, é a filosofia que, na América, tem maior aderência. Na verdade, nem é uma filosofia: é apenas lixo. Não inclui a psicologia do homem, não está enraizada nas descobertas da psicologia, nem nas mais profundas da meditação. Apenas dá esperança às
pessoas, às pessoas que estão perdendo toda a esperança.

De: A transmissão da lâmpada – 13 de junho de 1986 – renudo.it

----------------------------------------------------------------------------------

Nota minha: 
Na minha experiência, descobri algo semelhante em relação ao ''pensamento positivo''. Na verdade trata-se de reprimir o que é ''negativo'', o que nos faz sentir mal. Só que ao reprimir, ganha poder no subconsciente (a sombra) e, desaparece do radar da mente durante um tempo, mas fica lá por baixo a ganhar força e, mais cedo ou mais tarde, volta a vir à superficie, num comportamento nosso inapropriado, por exemplo, algo que dizemos que não queriamos dizer e vem com mais energia destrutiva.
É por isto que queremos trabalhar o que temos na sombra.

Dei conta, também, que o ''pensamento positivo'' ajuda-nos momentaneamente numa situação e usei-o muitas vezes, por isso verifiquei esta verdade de Osho; só que a causa da situação mantém-se por resolver. Quando mexemos na sombra, podemos aclarar e libertar a causa da situação. Podemos encontrar paz na situação, sem fingir, reprimir, encontrando solução.

Ângela Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.