segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Quando pessoas próximas têm comportamentos semelhantes a outras do teu Passado com quem não estás em Paz

Foto: Ângela Antunes
Hoje lembrei-me que talvez fosse útil escrever aqui no blogue o que vai sendo trabalhado em sessões.
 
Dúvidas que as pessoas me trazem, dificuldades, necessidades de ajuda, medos, frustrações, sentimentos de incapacidade e impotência e outros.

Inclusivamente no que me diz respeito. Embora seja fã de registar todas as minhas experiências, sentimentos, reflexões e descobertas em papel, não tenho publicado, ficam na ''gaveta''. 

Apercebi-me de que estou a impedir outros de aprenderem com as minhas experiências e de fazerem as suas aprendizagens.

Tenho andado afastada das redes sociais.
Senti necessidade de ser a minha própria terapeuta, de me ajudar a mim. 
É o que tenho feito nos últimos meses.. Quando estou neste estado, a necessitar de um retiro comigo, por vezes não consigo ajudar ajudar outros. Não consigo partilhar nada.
Agora que, com uns meses de trabalho interno, já me sinto capaz, retomei as sessões com clientes. E até já surgiu a vontade de partilhar informação.

O que nos torna humanos e nos aproxima uns dos outros, são o reconhecimento e o assumir dos nossos momentos ''baixos'', as dúvidas, frustrações, dificuldades, medos, só não sabemos o que fazer nem como vivenviar de forma saudável. 
Pedir ajuda (quando não temos ferramentas para nos ajudarmos a nós próprios ou nos sentimos incapazes para tal), pode ser a melhor opção. 

À vezes peço ajuda e outras vezes ajudo-me com as ferramentas que possuo.
Então surgiu a ideia de registar alguma informação do que se vai fazendo, aqui no blogue. Pois lembrei-me que as dúvidas, dificuldades, frustrações, medos e outros que tais, de uns, são, na maioria das vezes de todos!

Não irei mencionar a estória do cliente de modo a que alguém possa saber de quem falo, nem tão pouco o seu nome. Apenas abordagens gerais e reflexões que poderão ser úteis a quem possa ler.

Nesta sessão que realizei agora, a minha cliente trouxe-me algo muito comum e que também foi a minha experiência pessoal.

Começou a aperceber-se de que as suas relações com pessoas mais próximas lhe lembravam o comportamento do pai,  em que se sentiu magoada e com o qual não consegue lidar. A relação com o pai foi cortada ainda criança. Sente-se bastante desconfortável nas relações com estas pessoas à sua volta. Decidiu então vir para uma sessão.

Acredito que a maioria de nós, humanos, temos experiências difíceis da infância. Pela minha vivência e experiência podem ser ultrapassadas. Não só o Passado muda (o modo como vemos e sentimos muda), como o Presente muda!! Posso garantir, desde que a pessoa se entregue ao processo, o melhor que conseguir, respeitando o seu tempo.

A minha experiência diz-me que é verdade. Enquanto não fazemos as pazes com relações difíceis do passado, o Presente vai incluir pessoas que nos mostram o que necessita de ser revisto à luz de um novo olhar.

Falei-lhe da minha experiência que me mostrou que ''fazer as pazes com o passado'', é um trabalho interior que não me obriga  a gostar da pessoa que me magoou, não me obriga a concordar nem a conviver com ela!

Permite-nos descobrir mais informação que estava presente e que os nossos cérebros de crianças e adolescentes não conseguiam ainda percecionar, discernir. Esses elementos que estavam presentes, quando permitimos que venham à nossa mente consciente, trazem esclarecimento, um novo olhar, uma  compreensão alargada e, em consequência, a paz de Espírito! 

A Vida / Fonte Suprema coloca diante de nós, pessoas que nos irão mostrar o que precisamos de reconhecer. 

Dá-nos a oportunidade de fazer as pazes com tudo para podermos dar um salto de consciência. Observo que há momentos de crescimento onde somos empurrados a olhar e a refletir sobre o que parecem ser repetições do passado, ao conviver  com essas pessoas que nos podem mostrar e ajudar a fazer esse trabalho interior de reconhecimento.

Uma oportunidade para nos encontrarmos connosco e podermos através destas relações desenvolver uma nova relação de amizade connosco, uma relação de auto-conhecimento, auto-descoberta da parte Elevada de nós que pode ajudar-nos a integrar quem somos e a fazer as pazes com tudo!  A LUZ DENTRO DE TI!

Não fazemos o trabalho pelos outros. Fazêmo-lo por nós.




Não podemos mudar o que aconteceu. 
Podemos revisitar os variados momentos ou apenas um só e receber informação nova que ainda não tinha aparecido na consciência.

A tomada de consciência traz-nos novas perceções e indica-nos o que há a fazer. 
Muitas coisas mudam dentro de nós. E com isto a Paz no dia-a-dia.

Imagine agora que cada situação difícil que passou na Infância e/ou adolescência faria parte de um Plano Maior da Fonte do Criador|Deus|Universo.

E que essa situação iria fazê-lo/a percorrer um caminho onde se desenvolvesse em si uma aptidão especial e única de ultrapassar determinados desafios de vida com Sabedoria e hoje, essa aptidão pode ajudar muita gente em situações parecidas.

Alguma vez partilhou essa Sabedoria adquirida num encontro inesperado no supermercado? na fila do Multibanco?, Com a pessoa que está ao seu lado no banco do autocarro?  

Esta foi e continua a ser a minha experiência. 
E na minha experiência há gratidão. Deixou de haver ressentimento, culpabilização, deixou de haver  raiva da minha parte. Consegui ver e amar o ser humano que foi e me mostrou o ser humano que também sou.

E por isso me tornei facilitadora de processos internos, graças à sabedoria adquirida, graças às experiências que vivi com o pai.

Consegue pôr a hipótese de que as suas experiências difíceis do passado poderão trazer-lhe Sabedoria, Compaixão, Gratidão, Glória de ser quem é? E que é possivel acabar com sofrimento de anos, ressentimento de anos, culpa, vergonha, medo?

Fazemo-lo para nos libertarmos dos fardos mentais e emocionais de uma vida.
E que você pode regressar ao ser genuino, completo e leve que sempre existiu dentro de si?

O que me foi dito no final da sessão:

« Sinto uma serenidade que não sentia antes».

Deixo-lhe estas reflexões para hoje,

Um abraço amigo,

Ângela Antunes 
✅Facilitadora do Trabalho da Sombra Humana | Educação Emocional | Assente em Espiritualidade formada por Emidio Carvalho

✅Facilitadora de Cura Reconectiva & A Reconexão pessoal, formada por Dr Eric Pearl
✅Sessões em Lisboa (Espiral) | Odivelas (Quinta Nova) | à Distância Skype ou Whatsapp.
✅Email: abracarasombra@gmail.com

Siga nas redes Sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.