terça-feira, 27 de outubro de 2015

Já sou a melhor versão de mim, só que ainda não me reconheço

Acreditar que posso transformar-me em algo mais, o que tenho observado ao longo de vários anos, é que é o mesmo que ficar à espera, à espera e outra vez à espera que me transforme em algo melhor... 

A mente humana nunca está satisfeita e irá querer mais e mais, sempre à espera da melhor versão de mim e não irá contentar-se. 
Acredita que ''ainda não é isto'', ''deve haver algo mais''.
E o que acontece à pessoa que sou hoje ?
Será que consigo estar a sós comigo e amar esse ser como é? (mesmo sem gostar)
Como vivo o momento que passa, quando uma parte de mim acredita que posso ser melhor e esse melhor não chega, por mais cursos e workshops que faça !
Como é que me trato ?

Onde fica aquele ser que por vezes se sente frágil, incapaz, inseguro, com medos?
Da mesma maneira que noutras vezes se sente forte, capaz, segura, confiante e sem medo!
Para viver este lado há que abraçar o outro primeiro.

Enquanto não acolhermos com amor as nossas fragilidades, limites, vulnerabilidades, iremos prejudicar-nos muitas vezes e permitir que outros o façam.
O nosso lado humano está ao nosso serviço para nos ajudar em determinados momentos e não para ser usado contra nós ou contra outros.

Vamos começar por abraçar o nosso lado humano. O nosso lado Divino vem à superficie.
E começamos a ser livres por dentro!
Este é um trabalho que fazemos nas sessões individuais, cursos e workshops: resgatar o poder do amor que somos e assumi-lo na nossa vida atual.

Podemos adotar comportamentos, formas de pensamento, que eu gostava de ter, de ser... só que o que se encontra reprimido e por reconhecer, permanece às escuras e mantém-se lá até um dia sair e irá destruir o que construimos - relações, empregos, finanças. Tem vida própria.

À medida que me torno consciente do que está no meu mundo interior e me permito investigar (com a ajuda de um facilitador), descobrir nova informação, começam a fazer-se as pazes com quem sou ou fui.
Posso abraçar a parte de mim mesquinha (o)(quando me estão a prejudicar) , a parte de mim avarenta (o)(em tempos de dificuldades financeiras), a parte de mim burra (o)(que não compreende e pede que lhe expliquem).
Trata-se de descobrir a forma saudável de expressar tudo isto.
Enquanto não estamos conscientes de que a natureza humana inclui tudo, estes apenas viver-se-ão através de nós de uma forma que nos prejudica.

Abraçar a tristeza (tão útil para refletir na minha vida e tomar decisões conscientes) quando aparece. Abraçar a raiva por algo em que sinto injustiça, pode levar-me a envolver numa causa que ajuda outros seres humanos.
As emoções chamadas de ''negativas'' têm aspetos positivos a oferecer-nos.
Quando chegam, como ''mensageiros divinos'', se as deixarmos estar connosco, elas entregam-nos uma mensagem útil para a nossa vida e vão embora.

Normalmente dizem-nos o quanto estamos a afastar-nos de quem somos.

As emoções chamadas ''positivas'', possuem aspetos prejudiciais a nós. Por exemplo quando faço de conta que estou alegre e sinto-me triste por dentro. É uma atitude violenta para connosco. Há um esforço para ''esconder'' aquela energia que quer viver-se em nós.

Tem a ver com usar de forma saudável e apropriada todas as emoções, deixando que se expressem. Sem nada reprimir.  Em vez de ficarem aprisionadas, damos-lhes permissão para viverem de maneira saudavel e como aliadas nas nossas vidas.
O melhor da natureza humana revela-se em nós.

Exemplo meu: uma das minhas vergonhas era mostrar que há uma parte de mim que tem a mania que sabe mais do que os outros; uma parte de mim que é burra e não se queria mostar; escondia o ''não saber', não compreender. 
Por vezes não compreendia o que estava a ser dito, na escola, no emprego, nas relações e depois fazia ''asneira''. Descobri que não tenho de saber tudo. Ninguém sabe tudo. Quando descobri a utilidade de ''não saber'', comecei a descobrir coisas novas, focando-me em perguntas. Comecei a dizer ''não compreendi, pode repetir?''. Não tenho qualquer problema com a parte de mim ''burra''. Ela é útil.

Boas reflexões e boas descobertas!

Poderá ler os testemunhos de pessoas que efetuam ou efetuaram trabalho da sombra humana em :


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.