segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Trato os outros da mesma maneira que me trato a mim

Trato os outros da mesma maneira que me trato a mim


Quando aprendo a amar-me, a reconhecer o valor que tenho, a dar-me atenção, a ouvir-me, começo a tratar os outros do mesmo modo - a amá-los como são, a ouvir o que dizem, e a dar-lhes atenção estando presente sem cobranças, respeitando apenas.

Quando começo a apreciar-me por aquilo que faço, sem criticas, censuras, sem me comparar a outros ou ao que fiz antes... começo a conseguir apreciar o que outros fazem sem os censurar, criticar ou comparar (filhos, por exemplo);

Quando começo a ser carinhosa comigo quando me engano, quando me esqueço de algo, quando não consegui cumprir o que prometi, quando acredito que falhei e não consegui fazer melhor … começo a conseguir a ser amorosa, carinhosa para com as falhas dos outros, os esquecimentos , os enganos ou quando não conseguiram cumprir o que prometeram…

Quando começo a permitir-me mudar de ideias, em vez de ser muito rígida, agarrada à minha forma de ver as coisas… começo a não me incomodar quando outros mudam de ideias.Torno-me mais flexível para mim e para os outros.

Quando compreendo que nem eu própria compreendo o que vai dentro de mim - a confusão mental, as emoções que não quero sentir e trato de as abafar-, posso compreender que ninguém me consegue compreender, pelo facto de que não está dentro de mim. Ao compreender isto, torno-me compreensiva em relação ao outro que não me consegue compreender e em relação a mim.

Quando acredito que alguém não ouve o que eu digo, não liga... o outro só me mostra o que eu faço: eu não oiço o outro enquanto ele fala (na minha cabeça já estou a preparar uma defesa, uma justificação, uma argumentação para provar o meu ponto de vista) e não me oiço a mim - naquele momento não realizo que não estou a ouvir a confusão na minha cabeça, a minha necessidade de ter razão;

Dia 8 de Novembro, no Workshop '' Do stress à paz no dia-a-dia'', na Espiral, vamos viajar juntos , numa viagem divertida pelos dramas do quotidiano que afinal, não são meus nem teus, são coletivos. Os pensamentos são coletivos, não são individuais!
Inscrições : 96 6592414 / email: abracarasombra@gmail.com
Mais informações neste blogue, em ''Próximos workshops'' 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.