segunda-feira, 9 de maio de 2016

A minha sombra na natureza : O regresso dos workshops ao jardim da Gulbenkian - Lisboa - 28 Maio 2016

Dia 28 de Maio iniciam-se os Workshops no Jardim da Gulbenkian - Encontros com a Sombra - à semelhança do que aconteceu no verão de 2015.

Uma tarde de meditação, reflexão e auto-descoberta. Tempo de estar comigo. Tempo para me conhecer. 

Com quem vivo cada momento da minha vida, desde que me levanto até que me deito? Comigo!

E como é a relação comigo?
Será uma relação de amizade em que me dou pensamentos de bondade, compreensão, compaixão, quando me sinto em baixo? de presença? de me escutar? de me acarinhar? de ser meiga comigo? 

Ou será uma relação de ódio por querer ser diferente? por passar a maior parte do tempo ocupada com as atitudes dos outros em que me abandono a mim? Será uma relação de desprezo em que me deito abaixo a ponto de me sentir miserável?

''A minha sombra na natureza'' é uma edição especial destes workshops.

Tudo á nossa volta reflete aspetos do nosso mundo interior. Também o que vemos na natureza reflete a nossa natureza interior.
Para muitos, a natureza é incomodativa. 
A natureza é tudo menos silenciosa.Existem sons variados. Existe movimento. Nada é estático. Se observarmos com atenção. 

Mesmo assim, o ruído que existe dentro da mente da maioria de nós consegue fazer-se ouvir mais alto. Constato que muitas pessoas sentem-se mal na natureza. Vem ao de cima o ruído que há dentro da sua mente.

Necessitam de mais ruido exterior para abafar o ruído interior.
Não é bom nem mau. É o que é.

Outros adoram estar com a natureza. É o meu caso. O cheiro a erva, a terra molhada, o cantar dos pássaros, o som do mar, das gaivotas, o vento a bater-me na cara, o sol a aquecer-me a Alma... faz-me sentir em paz.
Será que a paz está na natureza? Ou estará dentro de quem a sente?

Quantas vezes fui para o campo ou para o pé do mar porque andava stressada, á procura da paz que eu acreditava que ali encontrava. 
E quantas vezes não encontrei. Dentro de mim havia um inferno de pensamentos. Havia ansiedade, angústia, insatisfação...

Venho a descobrir, com este trabalho, que nos momentos em que desfrutei do canto dos pássaros, o som da água a correr, do sol a bater na cara, da brisa do vento... naquele momento, eu estava em paz por dentro. 

Então qual o propósito deste workshop?

Proporcionar momentos onde poderá parar para escutar, o que vai no seu mundo mental e emocional. Escutar a sabedoria da sua Alma que o/a poderá confortar, acarinhar..

Cada um poderá reconhecer a dualidade que vive dentro de si... o bom e o mau... como posso amar-me completamente sem incluir o que não gosto em mim? Tornar-me consciente de mim, será uma abertura de porta para fazer algo por mim.

A observação da natureza no exterior será o ponto de partida para cada um poder abraçar quem é na totalidade.

O ser completo, não é apenas bom. Quando necessário, permite-se usar o seu lado mesquinho, o seu lado mau. E em que situações no prejudicamos por não queremos parecer mesquinhos, insensíveis... estes aspetos são-nos muito úteis em certas circunstâncias. Não são para usar como ''cavalo de batalha'' contra outros.
Cada um poderá descobrir a utilidade dos seus aspetos humanos. Muitas crenças destrutivas encontram-se por detrás. Vamos deixar que venham ter connosco para as podermos trabalhar. É a diferença entre viver no céu ou no inferno cá dentro.
Vamos ficar à escuta. Vamos deixar que venham à superficie esses pensamentos, esses conceitos que estarão na causa dos males-estares que cada um vive dentro de si. Esses conceitos poderão ser investigados.

Poderá ainda descobrir como é bom gostar de si... ninguém é igual a si. cada um é único e especial à sua maneira. Na forma como anda, como fala, como faz as coisas... será que consegue apreciar-se, sobretudo quando à sua volta não o apreciam? O prazer de descobrir um ser fantástico que habita dentro de si.

O trabalho estará assente em perguntas simples que levam a atenção para dentro, em observação, reflexão, auto-descoberta e algum questionar de pre-conceitos. 

A paz já existe dentro de cada um, á espera que cada pessoa esteja disponível para mergulhar dentro de si e permitir que o lixo que a está a tapar, saia da frente.

DATA: Sábado 28 de Maio de 2016
LOCAL: Jardim da Gulbenkian - LISBOA
PREÇO: Eur 15,00

HORÁRIO: 14h30 - 17h30

Necessário efetuar inscrição para que as fichas de trabalho sejam suficientes para todosabracarasombra@gmail.com / Tel. 966592414

Material necessário: Esteira, papel, caneta, água e snacks

Ponto de encontro 14h15 : Entrada da Gulbenkian que dá para as avenidas novas Traseiras - Av. Conde Valbom, Av. Miguel Bombarda, Av. Duque d' Ávila e outras...

Também pode seguir o evento no Facebook: ​https://www.facebook.com/events/261337067541945/

Seja ​bem-vindo!​


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.